Como vai funcionar o SISU 2023?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

A forma de seleção é por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). No SiSU 2023/2, podem participar os estudantes que fizeram o Enem 2022, não zeraram a redação do exame e concluíram o ensino médio. O edital da segunda edição desse ano pode ser acessado aqui.

As inscrições para o Sisu 2023 (Sistema de Seleção Unificada) estão abertas a partir desta segunda (19) e seguem até a quinta (22). A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet neste site. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 27 de junho.

As notas de corte do SiSU 2023 do segundo semestre podem ser acessadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, página em que é feita a inscrição na seletiva.

Quem pode participar do Sisu 2023? Podem participar do Sisu candidatos que fizeram a última edição do Enem.

Quem tem direito ao sistema de cotas nas universidades pelo SiSU?

  • Pessoas que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Estudantes com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio;
  • Candidatos autodeclaradas pretas, pardas e indígenas;
  • Pessoas com deficiência.

Posso me candidatar neste? Pode. Ter feito ou não a inscrição no primeiro Sisu em nada interfere neste. Mas você deve lembrar que as vagas são diferentes de uma edição para a outra.

É mais fácil entrar no Sisu no meio do ano? Não há uma resposta definitiva sobre qual semestre é mais fácil para participar do Sisu, pois a concorrência pode variar de acordo com diversos fatores, como o número de vagas disponíveis, o curso desejado, a instituição de ensino e o desempenho dos candidatos inscritos.

O Sisu costuma ter duas edições ao ano:

  • Uma no primeiro semestre, com período de inscrições no mês de janeiro, após a divulgação do resultado do Enem;
  • Outra é o Sisu no segundo semestre, cujo período de inscrições geralmente ocorre no mês de junho.

O SiSU é de graça? Sim! O estudante não precisa pagar nada para participar do sistema. O SiSU não se trata de uma prova, mas de um sistema gratuito para entrar em universidades públicas com a nota do Enem.

Turismo na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) - 493,01. Química na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - 482,9. Engenharia de Alimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IF Catarinense) - 478,02. Engenharia Têxtil na Universidade Estadual de Maringá (UEM) - 475,6.

Conclusão. Portanto, para tirar 900 pontos no Enem, é necessário acertar em média 45 questões em cada uma das quatro áreas de conhecimento, além de fazer uma excelente redação.

De modo geral, o Sisu não exige uma nota mínima nas provas. Para se inscrever basta ter nota superior a zero na redação.

Com a inscrição na lista confirmada, basta esperar que a própria universidade escolhida divulgue o modo de acompanhamento da lista, assim como o resultado da segunda chamada do Sisu. Os candidatos não ficam impedidos de participar da lista de espera caso façam matrícula na 2ª opção de curso.

Não é possível afirmar, generalizando, se as chances de conseguir a vaga são maiores na ampla concorrência ou pelo sistema de cotas: depende muito do curso e da universidade. O mais aconselhado é estudar caso a caso, levando em consideração a nota de corte e o número de vagas.

Ou seja, o candidato que se declarar negro, pardo ou indígena não precisa apresentar documentos para comprovar sua condição. Para o critério de renda, cada instituição pode exigir um conjunto de documentos para comprovação. Essa informação aparece para o candidato que se inscreve na página do Sisu.

Para entrar como aluno cotista no Sisu, é necessário selecionar a opção de vagas para cotas no momento da inscrição, já informando em qual das modalidades você se enquadra.

Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.