Como utilizar alínea?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

É importante destacar que para inserir uma alínea ou subalínea é preciso que o texto que as antecede termine com dois pontos (' : '). Sempre no final de uma alínea, deve-se inserir um ponto-virgula. Exceto na última, que é terminada por um ponto final.

Segundo ABNT NBR 6024:2012, alínea é cada uma das subdivisões de uma seção de um documento.

Como colocar parágrafo no Word (software)

  1. Coloque o cursor em qualquer lugar no texto;
  2. Em “página inicial”, clique com botão direito no estilo “Normal”;
  3. Escolha a opção “Modificar”;
  4. Selecione “Formatar” e escolha “Parágrafo”;
  5. Em “Recuos e espaçamento”, selecione a “primeira linha”;
  6. Selecione “OK” para confirmar.

Alíneas de artigos são identificadas por letras minúsculas, às vezes em itálico (alíneas a, b, c etc.). Dessa forma, por exemplo, a indicação “art. 2.º, § 1.º, III, b” significa “artigo segundo, parágrafo primeiro, inciso terceiro, alínea b”.

Os INCISOS são representados por algarismos romanos (I, II, III) e não necessitam, obrigatoriamente, estar acompanhados do indicativo 'inciso', bastando o algarismo romano. As ALÍNEAS são representadas por letras minúsculas: a, b, c, d, e. Os ITENS são representados por algarismos arábicos: 1, 2, 3, 4.

Os parágrafos são identificados pelo símbolo §, e são diferenciados por números cardinais, em ordem crescente. Caso o artigo possua apenas uma parágrafo, este deve ser referenciado como parágrafo único, de forma extensa. As alíneas podem seguir os incisos ou os parágrafos do artigo.

ALÍNEA: As alíneas são representadas letras minúsculas, um artigo pode conter alíneas, sem depender de incisos ou parágrafos.

Quando um artigo possui apenas um parágrafo, este é identificado como “parágrafo único”. Quando possui mais de um parágrafo, estes usam numeração ordinal com o símbolo § (que se lê “parágrafo”): § 1.º, § 2.º etc. Incisos de artigos são numerados com algarismos romanos: incisos I, II, III etc.

Regras ABNT para Alíneas e Subalíneas
Em trabalhos acadêmicos, as alíneas deverão ser indicadas alfabeticamente em letra minúscula e seguida de um parêntese. Caso chegue até a letra Z e ainda houver assuntos para inserir, é necessário reiniciar o alfabeto duplicando as letras (ex: aa).

Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT

  1. Margens:
  2. Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade:
  3. Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho.
  4. Colocar o texto justificado.
  5. Espaçamento de 1,5 no texto.
  6. Espaçamento de 1,0 para citação longa.
  7. Parágrafo de 1,25.

Como fazer a numeração de páginas na ABNT? – A numeração começa na folha de rosto, mas os números só aparecem depois da introdução. – Os números das páginas devem ficar no canto superior direito da folha a 2cm da borda. – O tamanho da fonte do número deve ser 10.

Inserir ou adicionar paradas de tabulação

  1. Vá para Home e selecione o launcher de caixa de diálogo Paragraph .
  2. Selecione Guias.
  3. Digite uma medida no campo Posição de parada de tabulação.
  4. Selecione um Alinhamento.
  5. Selecione um Líder se quiser um.
  6. Selecione Definir.
  7. Selecione OK.

As seções devem seguir as seguintes orientações (ABNT, 2012, p. 1; 2-3): a) devem ser utilizados algarismos arábicos na numeração; c) o título das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) deve ser colocado após o indicativo de seção, alinhado à margem esquerda, separado por um espaço.

Para o título da norma é recomendável que você siga a orientação de: NBR número da norma: Primeiro título da norma: Segundo título da norma. Assim, nas referências bibliográficas toda a informação estará amostra. O ano corresponde à data de publicação da norma e a cidade deve ser marcada como Rio de Janeiro.

Ao citar mais de um documento de autores diferentes no mesmo parágrafo, deve-se separar as citações por ponto e vírgula (;) e organizá-las em ordem alfabética.

Sendo assim, temos: Incisos: I, II, III, IV, V, VI, VII … Alíneas: a, b, c, d, e, f, g, h, i

ARTIGO – É o dispositivo mais básico, por meio do qual é introduzida uma nova ideia (normalmente uma regra). Os artigos são numerados utilizando-se os ordinais (até o 9º) e os cardinais (a partir do 10), seguido do enunciado. Como exemplo trago o art. 224 da Constituição Federal.

Continuar lendo Quando usar alínea?