Como utilizar a raiz forte?

Perguntado por: itavares7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Esmague a raiz forte e aplique na zona dolorida ou inchada. De seguida, cubra com gaze e mantenha a região em repouso. Uma hora depois retire tudo e lave a pele. Este cataplasma também é ótimo para casos de artrite, gota e dor ciática.

A Raiz Forte é um condimento de sabor picante, muito popular na Europa principalmente nos países do Norte e Leste. Amplamente usada na culinária germânica, posto que serve de acompanhamento para seus típicos como o Eisbein, o marreco assado e também na bisteca suína.

Também conhecido como “raiz forte”, ele vem da planta wasabi japonica, muito utilizada na culinária japonesa. Geralmente, quem experimenta o sushi nas primeiras vezes, prefere deixar esse tempero de lado. Porém, depois que descobrem o sabor e sua utilidade, fica difícil não saboreá-lo. Conheça.

Caso você consiga encontrar as raízes e queira preparar o Crem, comece descascando, deixando apenas a parte branca. Depois, pique em pedaços pequenos e processe bem. Você deve fazer por etapas, colocando o resultado de cada uma em um pote de vidro e cobrindo com vinagre.

Raiz-forte
Extremamente conhecido como um remédio caseiro para sinusite, a raiz-forte é muito útil para remover o muco das passagens nasais. Coloque raiz-forte recentemente ralada em sua boca e deixe-a lá até que o sabor passe, depois engula. Isso pode parecer difícil, mas funciona muito bem.

Tradicionalmente consumida na Alemanha em sanduíches e como ingrediente em receitas saborosas, a Raiz Forte dá um sabor moderadamente picante e intenso e deixa suas receitas ainda mais gostosas!

Seu odor pungente e sabor picante são devidos a uma substância chamada sinigrina, que, ao se decompor, libera um óleo volátil que contém enxofre. Como a liberação dessas propriedades só ocorre quando a raiz é cortada ou partida, a planta intacta carece de aroma.

A Armoracia rusticana (raiz forte) é cultivada comercialmente por suas raízes grossas, carnudas e brancas que possuem um gosto forte, irritante e intensamente pungente.

De acordo com Fernanda, a raiz forte é rica em potássio, cálcio, magnésio e fósforo, assim como óleos voláteis, como o óleo de mostarda e, por isso, oferece benefícios à saúde.

Armoracia rusticana

Armoracia rusticana (raiz-forte).

A raiz-forte (Armoracia rusficana) é uma brássica originária de uma região localizada entre o sudeste europeu e o oeste asiático. Apesar de ter sido utilizada inicialmente por suas propriedades medicinais, mais tarde essa planta foi incorporada na culinária de diferentes povos (Ensminger, 1994).

O wasabi confere complexidade de sabor, enquanto a raiz forte dá mais picância. A pasta do wasabi fresca é picante, porém muito mais suave que a raiz-forte, e ligeiramente fibrosa. E o preço é alto: mesmo no Japão, poucos restaurantes oferecem o wasabi in natura.

Seja em pasta ou em pó, o wasabi é um ingrediente pode acompanhar – e ser misturado com – estilos variados de pratos, como:

  1. Receitas japonesas, como o sobá;
  2. Peixes crus;
  3. Frutos do mar;
  4. Molhos e temperos;
  5. Carnes grelhadas, assadas e cozidas;
  6. Petiscos;
  7. Doces;
  8. Sorvetes.

Assim como qualquer pimenta, o wasabi deve ser consumido com cautela por pessoas que sofrem com desconfortos gástricos, como gastrite. Segundo a nutricionista, há estudos que levantam a possibilidade de alterações intestinais e quadros inflamatórios de hemorróidas após consumo excessivo.