Como usar vírgula no vocativo?
Prezado, solicito a juntada do documento nos autos. Caso o vocativo apareça no meio da oração, ele será tratado como um aposto, ou seja, entre virgulas. Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido!
Como deve ser a pontuação de frases com vocativo?
O vocativo é usado no discurso direto, apresentando com frequência uma entonação apelativa e exclamativa. Ele deve aparecer entre vírgulas ou com outro sinal de pontuação que passe esse destaque, o ponto de reticências e exclamação são alguns exemplos.
Como saber se falta vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Tem vírgula após o Olá?
Obrigado! Olá é uma interjeição que serve para chamar ou saudar e também indica espanto. Uma das funções da vírgula é isolar o vocativo, por isso deve haver uma vírgula entre olá e o vocativo, logo, a primeira frase é a que está correcta. A interjeição de chamamento ó é um caso especial, pois ela faz parte do vocativo.
Quais são as regras do vocativo?
Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.
Como saber se a frase é vocativo?
O vocativo pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, mas não possui qualquer relação sintática com os outros termos da oração. É um termo independente, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado.
Quais palavras são vocativo?
O que é Vocativo:
- Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula.
- O vocativo pode estar no começo, no meio ou no fim da frase. ...
- Ó Maria, porque não limpa esta casa direito?
- Meus amigos, meus inimigos, salvem o País.
Tem vírgula antes de por favor?
A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.
Pode usar vírgula antes de mas?
2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."
Quando se usa a vírgula depois do e?
A vírgula é usada depois da conjunção e para separar expressões deslocadas ou intercaladas, ou seja, ideias que interrompem o fluxo natural da frase. Observe: Vítor foi ao cinema e, como sempre fazia, comeu pipoca durante o filme.
Como colocar vocativo?
Uma característica interessante do vocativo: ele não tem qualquer ligação sintática com outros elementos do texto – não pertence ao sujeito, nem ao predicado. Além disso, o vocativo é obrigatoriamente separado por vírgula, na introdução da oração ou em qualquer outra posição na frase.
Tem vírgula depois do bom dia?
Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!
Como isolar o vocativo?
Usa-se vírgula(s) para isolar o vocativo (palavra – ou expressão – usada para chamar, invocar, interpelar, interrogar, perguntar, indagar).
Tem vírgula depois do SE NÃO?
Há outras situações em que o verbo pode estar implícito e é a vírgula quem vai decidir se escrevemos senão ou se não. Por exemplo: Chegue cedo, se não [chegar], vai perder o lugar! (Chegue cedo, caso não chegue, vai perder o lugar!)
Estou bem graças a Deus tem vírgula?
Se a frase fosse "Estou me formando graças a Deus", passaria a ideia de que Deus interviu diretamente para que a pessoa se formasse. Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.