Como usar vinagre para infecção urinária?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Você só precisa misturar uma colher (sopa) de vinagre em um copo de água filtrada e beber de duas a três vezes por dia, pelo menos 20 minutos antes de cada refeição. O vinagre de maçã precisa ser qualidade e de preferência orgânico, como o que temos aqui no Empório Boa Terra.

Limpar o canal da uretra constantemente evita que as bactérias se instalem. Limpe-se bem. Usar uma duchinha ou lenços umedecidos depois de evacuar garante que a sua pele fique livre de quaisquer resíduos. Enxugue-se de frente para trás.

Sua pergunta: "o vinagre faz mal pra infecção urinária?" Se você perguntou se o uso de vinagre durante o desenrolar de uma infecção urinária pode ser prejudicial, a resposta será um sim, se o cliente for mulher.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre, preferencialmente o de maçã, com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia, de 15 a 20 minutos.

É muito importante procurar um urologista, assim que sentir os primeiros sintomas de dor no canal da urina. Dessa forma, será possível evitar complicações mais severas e reverter o quadro inflamatório ou infeccioso o quanto antes.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

Os sintomas de infecção urinária são:

  • Necessidade urgente e frequente de urinar;
  • Urina escassa durante a micção;
  • Odor ao urinar;
  • Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre;
  • Febre baixa e constante;
  • Presença de sangue na urina em casos graves;
  • Sensação de peso na bexiga.

O estudo concluiu que o consumo de água é um forte aliado no combate à infecção urinária e auxilia na prevenção da recorrência de cistite em mulheres jovens, além de ser um método mais barato do que o uso de antibióticos para conter a cistite.

Banho de assento com vinagre de maçã
Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia.

Ele também atua de forma parecida ao bicarbonato de sódio, deixando o local inapropriado para a proliferação de fungos e bactérias. Para preparar o banho de assento, coloque meia xícara de vinagre em um litro de água quente, e fique de 15 a 30 minutos. Esse você pode fazer de 2 a 3 vezes por dia.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Previne infecções urinárias
A água com limão tem propriedades antivirais, antibacterianas e antimicrobianas que ajudam a prevenir e combater as infecções urinárias. Beber todos os dias esta água em jejum ajuda a eliminar as bactérias prejudiciais presentes no trato urinário.

Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.

Ela tem relação com o sexo devido à frequência das atividades sexuais”, afirma Ana Cristina. Quem causa esse sofrimento, na maioria das vezes, são as bactérias Escherichia coli (E. coli), responsáveis pela cistite, nome dado à infecção ou inflamação na bexiga.