Como usar travessão no meio da frase?

Perguntado por: laraujo9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase. Veja: “Os Estados Unidos e a China – os maiores poluidores do planeta – não são signatários dos principais tratados de preservação ambiental.

Travessão: Ctrl + Alt + “-” (sinal de menos no teclado numérico).

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (--) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou dar ênfase em trechos de textos.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Utilizar sinais de pontuação diferenciados do ponto usual e da vírgula de forma correta pode mostrar ao leitor de sua redação que você sabe, de fato, fazer um bom uso da língua e seus recursos. Dessa forma, usar o travessão (—) na redação pode ser uma boa opção para diversificação de sinais em seu texto.

Em português, dever-se-á sempre deixar espaço depois do travessão (ou do travessão duplo). No caso de este se encontrar no interior de um enunciado, dever-se-á deixar sempre um espaço antes e outro depois.

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos. Exemplos: O controle inflacionário – meta prioritária do governo – será ainda mais rigoroso.

O duplo travessão ocorre em duas situações: Separar fala de personagem de trechos da narrativa.

O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.

Travessão nas orações intercaladas
Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei. Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.

a) Por que há travessão no início de algumas frases da anedota? Porque o travessão indica a fala de uma pessoa.

O travessão é um sinal de pontuação usado para indicar o discurso direto ou para enfatizar trechos de textos. O travessão, assim como os demais sinais de pontuação, possui regras de uso específicas.

O importante é usar o bom senso, isto é, se fizer duas ou mais perguntas, fique atento(a) em respondê-las. O risco dessa técnica é que, se os questionamentos não forem bem articulados à tese e aos argumentos, poderão comprometer a coerência textual. Por isso, seja objetivo(a): perguntou, tem de responder.

Os sinais de pontuação dois-pontos, parágrafo, travessão que introduzem o discurso directo indicam a abertura de parágrafo. Assim, cada fala introduzida num discurso directo é um parágrafo.

O travessão (—) é maior que o hífen (-) e que o meia-risca (–).

Como fazer
– Meia-risca: Alt + 0150. — Travessão: Alt + 0151.

O travessão pode ser usado para indicar uma pausa forte, a fala de alguém, substituir vírgulas, colchetes, parênteses e, como dissemos, para destacar termos isolados. Lembrando, que, geralmente, usa-se travessão duplo; mas no final da frase, usa-se o simples. Exemplos: "- Olha o passarinho!!...

A barra oblíqua [ / ] é um sinal gráfico usado: Para indicar disjunção e exclusão, podendo ser substituída pela conjunção ou. Poderemos optar por: carne/peixe/dieta. Poderemos optar por: carne, peixe ou dieta.

Hífen e barra. O emprego do hífen na prefixação está resumido no verbete sobre hifenização do acordo ortográfico deste manual. Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.