Como usar panela de alumínio pela primeira vez?

Perguntado por: ghilario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Lave com água e detergente neutro, usando uma esponja macia. Depois, encha a metade da panela com água e deixe ferver. Quando a água ferver, desligue o fogo e espere a panela esfriar. Repita o processo mais duas vezes antes de usar o utensílio.

Encha a panela de água; Acrescente uma xícara de vinagre branco; Aguarde de 5 a 10 minutos; Lave a panela normalmente e seque-a com um pano seco e limpo.

O processo de cura pode ser feito em qualquer panela que tenha antiaderente, seja ele cerâmico ou teflon. Nunca use utensílios de metal em sua panela antiaderente. O ideal é utilizar os de silicone, bambu ou madeira.

Em outras palavras, a cura é feita para “selar” a parte interna da panela, servindo como uma proteção e, por consequência, melhorando a funcionalidade e a durabilidade do produto. Assim que você finalizar a cura, o utensílio estará pronto para ser usado, evitando que a comida grude no fundo e nas laterais.

Antes de utilizar a sua peça pela primeira vez, é necessário realizar a “cura” – procedimento que potencializa a proteção e a durabilidade da camada antiaderente. A técnica é indispensável para quem deseja prolongar a vida útil de panelas com essa tecnologia.

O que é e como curar panela nova?

  1. Lave e seque normalmente a panela;
  2. Unte a panela por dentro com óleo, e espalhe por toda a superfície. Você pode até usar um pincel ou um papel para ajudar a espaçar. ...
  3. Leve ao fogo e deixe de 1 a 2 minutos esquentando;
  4. Depois de esfriar é só lavar a panela e usar normalmente.

Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.

Enxágue bem e, após isso, passe um pouco de óleo ou gordura na parte interna da panela. Leve ao fogão, em temperatura baixa! Com o auxílio de uma espátula ou colher, use papel toalha ou guardanapo para espalhar o óleo em toda superfície antiaderente da panela, durante dois a cinco minutos. Espere a panela esfriar!

Além das antiaderentes, as panelas de alumínio também merecem atenção redobrada. “Essas panelas não são as melhores opções, pois o alumínio pode se soltar na comida e, logo, ser absorvido pelo corpo. Já existem estudos que mostram a neurotoxicidade deste metal, relacionando-o ao Alzheimer”, diz a nutricionista.

Não se deve arear ou usar produtos ácidos para limpar o interior de panelas de aço inox e alumínio.

Para o alumínio e suas ligas, os ácidos sulfúricos, fosfórico, oxálico e crômico são os eletrólitos de uso mais frequente neste tipo de anodização. Em aplicações que exigem alta resistência à corrosão, o ácido crômico garante os melhores resultados de proteção.

Receitinhas para limpar alumínio oxidado
Faça uma mistura de água morna e algumas gotas de sabão líquido ou detergente neutro; Umedeça o lado macio de uma esponja na mistura e esfregue as áreas oxidadas da peça com delicadeza; Por fim, passe água corrente no utensílio e seque bem antes de guardar.

Que tipo de panela é mais saudável? As panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas devido o material que a revestem.

Alguns acessórios de metal ou pontiagudos ferem a superfície antiaderente, prejudicando seu uso por mais tempo. Alguns materiais são mais indicados para cozinhar nessas panelas, como colheres de madeira, espátulas de silicone, nylon ou plástico.

Tudo que você precisa para curar uma panela de pedra sabão é de uma quantidade de óleo, azeite ou gordura de porco. Geralmente, o óleo vegetal é o mais usado, uma vez que é fácil de encontrar e certamente você terá esse produto em casa. Você também vai usar um pouco de água e uma toalha de papel para untar o utensílio.

Os pesquisadores alertam que metais de panelas mal usadas contaminam a comida. E levam a problemas como intoxicação, anemia, distúrbios gástricos e, no longo prazo, com o uso continuado, expõe usuários a substâncias cancerígeras. Até revestimentos de níquel ou de material antiaderente têm riscos para saúde.

O spray antiaderente culinário se tornou um dos itens mais indispensáveis para o dia a dia na cozinha, pois ele evita que o alimento fique grudado na travessa e é super prático e rápido para quando você não quer perder tempo untando frigideiras ou assadeiras.

1 - Realize a cura da sua panela antes do primeiro uso. A cura é um procedimento simples e rápido que ajuda a melhorar o desempenho da panela. Antes do primeiro uso, unte a superfície interna com óleo/gordura e aqueça-a em fogo alto por 2 a 3 minutos.

Pode lavar panela antiaderente quente? A panela antiaderente não pode ser lavada enquanto estiver quente, pois há grandes chances de estragar o teflon. É importante aguardar que ela esfrie naturalmente e depois iniciar o processo de limpeza.