Como usar os verbos corretamente?

Perguntado por: otrindade9 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz. Os verbos são a classe de palavras que indica ações, acontecimentos ou estados. Eles flexionam de acordo com: o número (singular ou plural);

Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação. Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Conjugar um verbo é dizê-lo em todos os modos, tempos, pessoas, números e vozes. O agrupamento de todas essas flexões, segundo uma ordem determinada, chama-se CONJUGAÇÃO. Existem três conjugações, caracterizadas pela vogal temática, no português.

Podemos entender o verbo como o elemento que, dentro de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido.

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

Isso se dá porque todos eles podem exercer três funções distintas: (1)como verbo único, (2)como verbo auxiliar – ao formar um novo tempo verbal – ou (3)como verbo modal – quando expressam variações de sentido, de acordo com a construção da frase.

Verbo principal é aquele que possui significação plena, sendo o núcleo de uma oração: Eu estudei matemática. Haverá uma cura para a doença. Juca comprou um carro.

Há três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação. Exemplos: Vivo alegremente. Ela canta no coral da igreja.

A classificação dos verbos é determinada por sua flexões, que podem ocorrer conforme o número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda, terceira), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, pretérito, futuro), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto (perfectivo, imperfectivo, inceptivo, cursivo ...

Verbos transitivos diretos e indiretos
Geralmente, o complemento do verbo transitivo direto responde às perguntas: “o quê?” e “quem?”, Já o complemento do verbo transitivo indireto responde às perguntas: “de quê/quem?”, “para quê/quem?”, “em quê/quem?”.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA. Projeto Buriti – História.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito. Cada um desses tempos possuem características específicas, como marcar a duração, ação já completa, ação inacabada, ação futura, etc.