Como usar os parentes?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Os parênteses são um par de sinais de pontuação cuja representação é: ( ). Sua finalidade é indicar a rubrica nos textos teatrais escritos e, nos demais gêneros e tipos textuais, é intercalar informações acessórias (observações, significados de siglas ou de palavras, adendos, curiosidades etc.).

Use parêntese para o singular e parênteses para o plural: abrir parêntese, fechar parêntese, entre parênteses. O conjunto, mesmo no sentido figurado, fica no singular: Faça um parêntese. / O parêntese estava no fim da página.

São empregados para intercalar, em um texto, explicações, indicações, comentários, observações, como por exemplo, indicar uma data, uma referência bibliográfica, uma sigla. Exemplos: Na última reunião (10 de novembro de 2018), tomou-se a decisão.

Os parênteses ( ) são um sinal de pontuação usado para isolar um enunciado acessório que intercala outro enunciado. É preciso abrir e fechar os parênteses para indicar exatamente onde começa e onde termina o enunciado isolado por eles.

Adaptado.) Parênteses dentro de outros parênteses não são permitidos, por isso o uso dos colchetes. Se um dado não estiver na obra citada, mas o autor do novo texto quer colocá-lo na referência bibliográfica.

O uso da vírgula é independente do uso dos parênteses, pois se a locução entre parênteses não estiver na frase (e é característica da informação entre parênteses o facto de ser adicional ou não essencial), a pontuação deverá ser exactamente a mesma (ex.: Ele respeita os sinais de trânsito, observando todas as regras.).

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos. Exemplos: O controle inflacionário – meta prioritária do governo – será ainda mais rigoroso.

3) Antes do parêntese não se utilizam sinais de pontuação, exceto o ponto. Quando qualquer sinal de pontuação coincidir com o parêntese de abertura, deve-se optar por colocá-lo após o parêntese de fecho.

Se por alguma razão for importante mencionar os dois gêneros, a forma clássica de fazê-lo é com parênteses: “Senhores(as) alunos(as)”.

Formas de tratamento: as formas senhor e senhora só devem usadas em reproduções de falas ou em entrevistas. Assim, nesses casos, quando seguidas de nome próprio, prefira abreviá-las: sr. e sra. (use com inicial minúscula).

Escreve-se "entre parênteses" ou "entre parêntesis"? Existe a forma parêntesis e parênteses. Ambas são correctas. É preferível entre parênteses a entre parêntesis, porque a primeira forma é mais natural.

Se você enfatizar uma palavra ou frase em uma cotação usando itálico, negrito ou sublinhado, use colchetes ou parênteses para informar ao leitor que essa ênfase não fazia parte da citação original.

Reticências na interrupção de discursos
Em trechos de citações, ou seja, quando não se apresenta a frase completa do autor, podemos usar as reticências entre parênteses ou entre colchetes.

Quando a omissão do início da citação se dá após um ponto final, também são empregadas reticências entre parênteses. Este modelo de Estados fracos passou a caracterizar a maioria dos Estados africanos, à exceção da África do Sul e poucos exemplos.

1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.

Sendo assim, existem 6 formas principais de usar aspas em um texto:

  1. Citação. ...
  2. Neologismos ou palavras estrangeiras. ...
  3. Indicar nome de livros, filmes e outras obras. ...
  4. Indicar uma palavra que foi escrita errada de propósito. ...
  5. Destacar ironia e sarcasmo de uma frase. ...
  6. Apontar o uso de um termo aproximado ao sentido que se deseja.

Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".

Chaves [ { } ], também chamadas de chavetas, são um sinal gráfico usado para indicar reunião. Indicam a reunião de diversos itens relacionados que formam um grupo, bem como a reunião das diversas divisões de um assunto.

Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Obrigado. O espaço associado ao sinal dos parênteses é de regra antes do sinal de abertura e facultativo depois deste sinal; é de regra depois do sinal de fecho (excepto/exceto para sinais de pontuação) e facultativo antes do sinal.