Como usar o XML em arquivos?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Como os dados em XML são armazenados em formato de texto puro, a XML provê um meio independente de software e hardware para compartilhar dados. Isto torna muito mais fácil criar dados com os quais diferentes aplicações podem trabalhar.

Veja como fazer o download de XML pelo site da SEFAZ:

  1. Acesse o Portal Nacional da NFe;
  2. Selecione "Consultar NFe completa";
  3. Digite a chave de acesso da nota fiscal;
  4. Resolva o captcha e clique em "continuar";
  5. Após carregar as informações, insira o certificado digital e faça o download de XML;

Excel

Esse é o modo mais simples e direto de abrir o XML, já que o Excel é uma das primeiras opções que o computador oferece quando você tentar abrir o arquivo apenas clicando em seu ícone. Com o Excel aberto, clique em “abrir” e localize o seu arquivo XML.

Lista de editores de texto para abrir XML:

  • Bloco de Notas.
  • Notepad++
  • TextEdit.

O editor XML permite editar arquivos XML diretamente. Existem várias visualizações diferentes que podem ser utilizadas para editar seus arquivos: Visualização Origem: você pode inserir, editar e excluir manualmente elementos e atributos na visualização Origem do editor XML.

A Extensible Markup Language (XML) é uma linguagem de marcação que fornece regras para definir quaisquer dados. Ao contrário de outras linguagens de programação, a XML não pode realizar operações de computação por contra própria.

Para baixar o arquivo XML é preciso acessar o Portal Nacional da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O processo pode ser feito tanto por uma pessoa física, quanto por um jurídica, desde que tenha vínculo ou autorização para fazer o download.

Escolha 'Arquivo' > 'Exportar'. Escolha XML para Salvar Como Tipo (Windows) ou Formato (Mac OS). Digite o nome, especifique o local do arquivo XML e clique em 'Salvar'. Na caixa de diálogo 'Exportar XML', selecione o esquema de codificação desejado: 'UTF-8' ou 'UTF-16'.

Para converter XML em PDF você precisa de uma ferramenta online ou de gestão contábil para transformar o arquivo . xml em . pdf. O conversor da Arquivei converte gratuitamente seus XML em PDF.

Para realizar a conversão, você precisa selecionar do seu computador os arquivos XMLs, podendo ser de NF-e ou CT-e, e subir na plataforma Arquivei. Depois do upload ter sido realizado, o XML vai ser convertido gratuitamente e está pronto para ser baixado no seu computador!

Abra uma planilha do Excel, clique na guia Dados e em 'Obter e Transformar', clique em 'Obter Dados'. Passo 2. Selecione a opção 'De Arquivo' e clique em 'De XML' para importar o XML para o Excel.

Exportar XML das NF-es emitidas
Acesse o menu Emitir NF-e >> Mais Ações >> Exportar. Escolha os filtros da forma que preferir e clique em Exportar. Caso tenha escolhido a opção Realizar Download, você pode enviar o arquivo baixado para seu contador.

O arquivo XML da NFe é uma linguagem de marcação que armazena todas as informações presentes no documento, entre elas, a assinatura digital que garante a validade jurídica da nota fiscal eletrônica. A nota fiscal também possui um documento auxiliar, o DANFE.

Você não tem o programa certo
Existem programas de computador específicos que são compatíveis com arquivos XML e você pode não ter um instalado em seu computador. O programa mais comum é Extensible Markup Language File. Tente instalar este programa e veja se você pode abrir o arquivo.

Alternativas ao Free XML Editor

  • XML Notepad. 3.8. Grátis. Um aplicativo gratuito para Windows, da Microsoft.
  • Easy XML Editor. Versão de teste. Editor de texto da Web leve.
  • XML Marker. 3.8. Grátis. ...
  • Easy XML Converter. 2.6. Versão de teste. ...
  • XMLmind XML Editor. 2.7. Versão de teste. ...
  • Alleycode HTML Editor. 4.3. Grátis.

A ausência dos arquivos XML pode implicar em multas onerosas. Uma transação sem a nota fiscal, por exemplo, acarreta uma multa de 50% do valor da operação para o emissor; e de 35% do valor para o receptor.

Como o XML substitui a nota fiscal, ele pode ser usado para a realização de troca de produtos, ou ser apresentado em caso da ocorrência de uma fiscalização por parte da Receita Federal, sendo aplicadas multas e demais penalidades estabelecidas na norma em sua falta.

Enviando o XML Para o E-mail.
Em Relatórios > Notas Fiscais, a tela mostrará todas as notas geradas pelo Sistema, então Filtre o Período “Data” que deseja enviar ao contador e clique na “Lupa“, para buscar. Logo após clique sobre o botão de “Envio“.

Continuar lendo Como formatar um XML?