Como usar o vinagre de maçã para quem tem refluxo?

Perguntado por: pcarvalho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Muitas pessoas acreditam que, por ser ácido, o vinagre de maçã piora os sintomas de gastrite. Mas não é bem assim. Ao ingerir duas colheres de chá de vinagre de maçã diariamente é possível aliviar os incômodos do refluxo gástrico.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.

Murilo Pereira, nutricionista especialista em modulação intestinal, explica que, quando o ácido acético (principal constituinte do vinagre) é ingerido em jejum, ele vai automaticamente para o intestino delgado, estimulando a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas.

Alguns ácidos presentes no vinagre melhoram a função hepática e diminuem o acúmulo de gordura no fígado. Os principais são: ácido gálico, lático, cítrico e málico. Ao contrário do que muitos pensam, o vinagre de maçã pode ser usado para indivíduos com refluxo gastroesofágico ou gastrite, mesmo sendo rico em ácidos.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas.

O vinagre de maçã possui um nível de pH de 4,2.
Isto significa que se encontra mais perto do extremo mais ácido da escala de pH, que vai de 0 a 14, sendo 0 o mais ácido. Os alimentos ácidos podem causar indigestão e refluxo ácido em algumas pessoas, sobretudo quando são tomados antes de se deitar.

Melhora a digestão
O vinagre de maçã é rico em fibras e ácidos, como o ácido acético e clorogênico, que ajudam na digestão dos alimentos e, por isso, poderia a ajudar a aliviar os sintomas de má-digestão, proteger o estômago, facilitar a digestão e diminuir a sensação de estômago pesado após as refeições.

Quanto tempo pode tomar o vinagre de maçã? Você pode beber vinagre de maçã todos os dias, mas não exagere – “O vinagre de maçã é ácido, e grandes quantidades podem ser muito para o seu estômago. É por isso que é melhor limitar-se a uma colher de sopa por dia”, diz Ayesha.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

Instruções: Em água fervente coloque o chá de camomila, deixe por alguns minutos, adicione o líquido em um Copo e sirva-se. Para notar resultados é recomendado fazer o chá e tomar de duas a três xicaras por dia. Com efeitos alcalinizantes o vinagre de maçã ajuda na prevenção do refluxo, por sua composição ácida.

Veja 5 maneiras de reduzir o risco de refluxo

  1. Mantenha um peso corporal saudável. ...
  2. Não fume. ...
  3. Faça exercício físico. ...
  4. Reduza café, chá e refrigerantes. ...
  5. Siga uma dieta saudável para o coração.

O vinagre de maçã não deve ser consumido por quem tem alergia ao vinagre de maçã ou por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo, pois podem reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.

Já no caso do vinagre de maçã, ele deve ser evitado por quem tem sensibilidade a alimentos ácidos e doenças gástricas em atividade, como refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, gastrite, úlcera e esofagite.

Tome o vinagre 20 minutos antes das refeições para diminuir o apetite e controlar os níveis de glicose. Dessa forma, ele estimula seu sistema digestivo e regula a glicose no sangue enquanto você come. Lembre-se apenas de diluir o vinagre antes de consumi-lo para diminuir a acidez do produto.

Tomar meio copo de água com limão, todos os dias, ameniza a dor que o refluxo provoca.

Quem tem refluxo pode comer alimentos de origem animal como leite e seus derivados, mas estes precisam ser desnatados. “A gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido, por isso, ao consumir leite ou derivados lácteos, é importante que sejam desnatados.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Como tomar: Em jejum e antes das refeições, pegue um copo com água morna, adicione uma colher de sopa de suco de limão e misture.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos. Existem remédios que auxiliam na redução da acidez do suco gástrico.