Como usar o verbo haver no sentido de tempo?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

No sentido de existir ou na idéia de tempo decorrido, o verbo haver é impessoal. Logo, o verbo ficará no singular. Da mesma forma, o verbo fazer no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal.

Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

Conjugações verbais: verbo Haver
Pretérito mais-que-perfeito: houvera, houveras, houvera, houvéramos, houvéreis, houveram. Futuro do Presente: haverei, haverás, haverá, haveremos, havereis, haverão.

O verbo auxiliar limita-se a seguir (fielmente) as "vontades" do chefe. Em "Há de haver solução melhor", o verbo principal é "haver", que, por ser empregado com o sentido de "existir", é impessoal. Seu auxiliar (qualquer que seja) "assume" essa impessoalidade e não sai do singular: "Há de haver soluções melhores".

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

A regra é bem simples e clara: o verbo fazer, quando expressa o sentido de tempo transcorrido, é um verbo impessoal, ou seja, não indica pessoa. Veja mais exemplos: Faz dez anos que não vejo o mar. Faz onze anos que me formei.

Um exemplo muito famoso de verbo impessoal é haver, com o sentido de existir, ocorrer ou acontecer. É possível, portanto, substituir “existiam”, na oração 1, por haver.

O verbo haver é impessoal quando está no sentido de “existir”, ou seja, não admite sujeito. Neste caso, é invariável (não flexionado) e conjugado na terceira pessoa do singular.

A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular.

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias. Se essa dificuldade povoava nossa cabeça, agora não mais.

Há muito tempo ou a muito tempo: qual é o correto? Agora que entendemos as funções de "há" e "a", podemos responder à pergunta inicial. A forma correta é "há muito tempo". Isso porque, nesse contexto, estamos nos referindo a um período que já passou, e o verbo "haver" é utilizado para indicar tempo decorrido.

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Hão vem do verbo haver. O mesmo que: existem, possuem, têm, acontecem, ocorrem, comportam, presenciam, restam, decorrem.