Como usar o Utrogestan para engravidar?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Suplementação da fase lútea durante ciclos espontâneos ou induzidos, em caso de subfertilidade ou infertilidade primária ou secundária particularmente devido à anovulação. A dosagem recomendada é de 200 a 300 mg por dia, divididos em duas doses, a partir do 16º dia do ciclo, durante 10 dias.

O Utrogestan é utilizado para suplementar a quantidade de progesterona do organismo nos casos em que ocorre deficiência da produção desse hormônio pelos ovários. Muitas mulheres fazem uso desde medicamento por indicação de um médico para reter abortos involuntários causados pela deficiência de progesterona.

Os níveis de Progesterona sanguínea aumentam a partir da primeira hora e picos plasmáticos são obtidos em uma a três horas após a administração.

Utrogestan® é indicado para:
Suplementação da fase lútea durante ciclos espontâneos ou induzidos (uso de indutores da ovulação), em caso de subfertilidade ou infertilidade (dificuldade de engravidar) primária ou secundária particularmente devido à anovulação (suspenção ou cessação da ovulação);

Os seguintes hormônios desempenham um importante papel na fertilidade: hormônio folículo-estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), estrogênio, progesterona e testosterona.

Citrato de clomifeno
Medicamento mais comumente usado na indução da ovulação para Coito Programado (CP). O citrato de clomifeno é utilizado diariamente (um ou dois comprimidos) durante cinco dias, a partir do segundo dia da menstruação.

Com o estrogênio elevado, ocorre também o aumento repentino do hormônio chamado luteinizante (LH), que causa a liberação do óvulo maduro do ovário, o que ocorre de 24 a 36 horas após o aumento de LH.

Cada cápsula gelatinosa deve ser introduzida profundamente na vagina.

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): enjoos, hepatite, insônia, depressão, cistite (infecção urinária), galactorreia (leite não associado à amamentação), dor nas mamas, acne (espinhas), aumento ou diminuição dos pelos corporais, cloasma (manchas escuras na face), ...

Na realidade, o tratamento pode fazer o gosto e a vontade da paciente. Sendo assim, menstruar durante a reposição hormonal é, sim, possível.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Exame laboratorial
Um aumento marcante nos níveis de progesterona ou seus produtos de decomposição indica que a ovulação ocorreu. Da mesma forma que o primeiro tipo de exame, neste caso é possível determinar a fase do ciclo menstrual, mas sem precisão a respeito da suspeita de problemas de fertilidade.

Os remédios usados para tentar bloquear as contrações e evitar que o bebê nasça são chamados de “tocolíticos”. Os beta-miméticos são os tocolíticos mais usados, mas os bloqueadores de canal de cálcio (BCC) são outra opção.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Entre os sintomas da baixa de progesterona estão as irregularidades no ciclo menstrual, alterações no humor, perda de libido, insônia, ressecamento vaginal, dificuldades para engravidar, dores de cabeça, falta de concentração, fadiga e alterações no peso.

Confira agora 5 dicas que vão ajudar você a engravidar mais rápido:

  1. Converse com um ginecologista. ...
  2. Interrompa o uso de contraceptivos. ...
  3. Tenha relações no período fértil. ...
  4. Mantenha uma alimentação saudável. ...
  5. Envolva seu parceiro no processo.

ICSI. Neste caso, a fertilização é feita por meio de uma injeção intracitoplasmática do espermatozoide (ICSI). O espermatozoide mais apto é selecionado e injetado diretamente no óvulo com uma agulha bem fina.

Veja, a seguir, 5 dicas para facilitar esse processo:

  1. Reduza o estresse. ...
  2. Pratique exercícios físicos. ...
  3. Tenha uma alimentação equilibrada. ...
  4. Monitore seu período fértil. ...
  5. Buscar um especialista em reprodução humana.

Primeiramente, devemos procurar um médico de confiança, de preferência seu ginecologista, que é o especialista da área. Ele irá solicitar os exames necessários, que irão ajudar no diagnóstico para verificar o motivo pelo qual você não está ovulando.