Como usar o travessão na redação?

Perguntado por: lalencastro7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Como usar travessão na redação

  1. Substituir os dois-pontos;
  2. Destacar termos;
  3. Isolar frases, aposto extenso e frase, substituindo a vírgula ou os parênteses;
  4. Iniciar um diálogo (contudo, lembre-se que o gênero do Enem é dissertativo-argumentativo!).

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos. Exemplos: O controle inflacionário – meta prioritária do governo – será ainda mais rigoroso.

Como usar o travessão? O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala. Ele pode ser repetido no meio da sentença para a inserção de alguma informação que apareça intercalada, mas não é usado no fim do que é dito: — Não quero, mas preciso ir — Joana lamentava-se.

O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.

Em português, dever-se-á sempre deixar espaço depois do travessão (ou do travessão duplo). No caso de este se encontrar no interior de um enunciado, dever-se-á deixar sempre um espaço antes e outro depois.

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:

  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

O travessão, quando vier ao final do período, é chamado simples, pois só se abre um e finaliza o período com ponto final. Se necessário, coloque vírgula depois do travessão. Funcionalmente falando, se naquele caso ele fizer o mesmo papel do parênteses e for preciso a vírgula posteriormente, não há problema em usar.

O travessão é mais comumente utilizado para marcar o discurso direto. Basicamente, é empregado com a finalidade de destacar a fala de alguém. É importante ressaltar que, para essa finalidade, também podem ser usadas aspas.

Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.

Enquanto o travessão é o sinal do discurso direto, as aspas são utilizadas para inserir um discurso em meio ao texto, de forma indireta.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Dos sinais de pontuação, o travessão é um dos mais requisitados atualmente, pelo fato de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques. Travessões substituem e são substituíveis por dois-pontos, parênteses ou duas vírgulas, dependendo do caso.

Já para o travessão, mantenha a tecla AltGr pressionada e depois clique no hífen. Ou então clique em Ctrl e Alt ao mesmo tempo e depois no hífen. Em outros programas no PC, o atalho para a meia-risca é Alt (sempre mantendo a tecla pressionada) e a sequência de números 0150. Para o travessão, Alt e 0151.

a) Por que há travessão no início de algumas frases da anedota? Porque o travessão indica a fala de uma pessoa.