Como usar o termo grifo nosso?

Perguntado por: tluz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

O termo deve ser utilizado da seguinte forma:

  1. Nas citações diretas (longas ou curtas);
  2. Quando o destaque for relevante e/ou essencial para a construção do seu argumento;
  3. Quando quiser destacar uma palavra que dê base e/ou propriedade em relação ao tema;
  4. NUNCA em citações indiretas!

A chave de grifo é a ferramenta perfeita para apertar ou afrouxar tubos, canos, conexões rosqueadas, porcas e parafusos.

Se o texto estiver em outra língua e for traduzido por você, indicar “tradução nossa” antes do parêntese que fecha a indicação da fonte. Recomenda-se colocar o trecho na língua original em nota de rodapé. “Acesso aprimorado engloba tanto acesso intelectual quanto físico” (KUHLTHAU, 2004, p. xv, tradução nossa).

Um grifo também pode ser o mesmo que um enigma, um mistério ou uma charada. Consiste em algo difícil de ser decifrado ou compreendido. No Brasil, a palavra grifo também pode se referir a um tipo de ferramenta (chave de grifo, chave de cano ou chave de tubos).

Como referenciar as citações indiretas
Ao fazer citação de uma obra com apenas um autor você deve citar o último sobrenome, seguido do ano da publicação, tudo isso entre parênteses, logo depois do término da ideia.

Deve-se grifar apenas palavras chave e conceitos chave do texto, para destacar os termos que o autor considera mais importante no livro. Tente grifar apenas palavras e no máximo períodos completos que explicar pequenos partes do texto.

Quando citar informações verbais, obtidas em aulas, palestras, debates, comunicações etc, deve-se indicar o fato por meio da expressão informação verbal, entre parênteses, e mencionar os dados disponíveis em nota de rodapé.

As suas garras e presas eram gigantescas, eles possuíam habilidade de construir ninhos com o ouro encontrado nas montanhas, além de botarem ágatas ao invés de ovos. Os grifos eram muito vigilantes com seus filhotes, pois os caçadores procuravam seus ninhos por causa do ouro e os matavam.

O Grifo é uma criatura narrada em várias culturas da antiguidade: babilônicos e assírios, mitologia grega e indiana. Tinha corpo de leão, cabeça e asas de águia. O instinto levava os Grifos aos lugares onde existiam tesouros escondidos.

Seres alados, os grifos seriam formados por um corpo de leão, com cabeça de águia e um dorso coberto de pernas, além de terem enormes patas. Faziam ninhos como as demais aves, entretanto a matéria-prima dos ninhos era o ouro.

Os tipos de citação incluem citação direta, citação indireta e citação indireta livre.

A função dos dois pontos é introduzir palavras, expressões ou frases que servem para esclarecer ou explicar uma passagem anterior. Usa-se dois pontos: - antes de uma citação ou da fala de alguém.

Em seguida, após a citação recuada, acrescente o ano da publicação e o número da página, separados por uma vírgula, entre parênteses, como você vê no primeiro exemplo citado (destacado em negrito). Não haverá necessidade de repetir o sobrenome do autor entre os parênteses.

Não existe uma regra para negrito ou itálico no grifo da citação, pois a expressão usada é sempre “grifo”. A recomendação é que você mantenha o padrão em todo o texto, ou seja, se você usou negrito para destacar palavras em seu texto, mantenha o negrito na citação.

tanque {masculino}
tanque {m.}

llaves {plural feminino}
chaves {f.

As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa.

Citação direta curta (com até três linhas)
Inclua a citação entre aspas. Indique a página/folha da citação ou “não paginado” ou “não p.” (quando o documento citado não for paginado). De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”