Como usar o SE é no Excel?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O modo mais simples de saber como usar a função SE é da seguinte forma:

  1. =SE(teste lógico;valor se verdadeiro;valor se falso)
  2. =SE(MÉDIA(B2:C2)>=7;"APROVADO";"REPROVADO")
  3. =SE(MÉDIA(B2:C2)>=7;"APROVADO";SE(E(MÉDIA(B2:C2)>=5;MÉDIA(B2:C2)<7);"RECUPERAÇÃO";"REPROVADO"))

Resposta verificada por especialistas
A resposta para a fórmula =se(E3<= 3;D4+C2;B2-2) vai depender dos valores contidos nas células E3; D4; C2 e B2.

Detalhes técnicos. A função E retornará VERDADEIRO se todos os seus argumentos forem avaliados como VERDADEIRO e retornará FALSO se um ou mais argumentos forem avaliados como FALSO. Um uso comum para a função E é expandir a utilidade de outras funções que realizam testes lógicos.

A fórmula para se utilizar o CONT.SE é dada pela seguinte sintaxe: CONT.SE(intervalo; criterio), onde o intervalo é o intervalo sobre o qual é testado critério, que por sua vez é o padrão ou teste a ser aplicado no intervalo. Se o intervalo contiver texto para verificação, o critério deverá ser um texto (String).

Para fazer no excel função SE e PROCV juntas, basta adicionar a fórmula dentro de uma das condições do comando SE, então: SE o valor for maior do que 10.000 o Excel deverá acionar a função PROCV, SE for menor ele deverá apresentar o texto “Menor do que 10 mil”.

Usar a formatação condicional avançada

  1. No computador, abra um arquivo no Planilhas Google.
  2. Selecione as células que você quer formatar.
  3. Clique em Formatar. ...
  4. No menu suspenso "Formatar células se", clique em A fórmula personalizada é. ...
  5. Clique em Valor ou fórmula e adicione a fórmula e as regras.
  6. Clique em Concluído.

O Excel permite aninhar até 64 funções SE diferentes, mas não é nada aconselhável fazê-lo.

Às vezes, é preciso verificar se uma célula está em branco, geralmente porque você pode não querer uma fórmula exiba um resultado sem entrada. Nesse caso, usamos SE com a função ÉCÉL. VAZIA: =SE(ÉCÉL.

As fórmulas simples sempre começam com um sinal de igual (=), seguido de constantes que são valores numéricos e operadores de cálculo como os sinais de mais (+), menos (-), asterisco (*) ou barra (/).

A função CONT. VALORES conta as células contendo qualquer tipo de informações, incluindo valores de erros e texto vazio (""). Por exemplo, se o intervalo contiver um fórmula que retorna uma cadeia vazia, a função CONT. VALORES contará esse valor.

Se você quiser manter a referência de célula original quando copiá-la, "bloqueie-a" colocando um cifrão ($) antes das referências de célula e de coluna. Por exemplo, quando você copia a fórmula =$A$2+$B$2 de C2 para D2, a fórmula permanece exatamente a mesma. Essa é uma referência absoluta.

Use CONT.SE, uma das funções estatísticas, para contar o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes. Na forma mais simples, a função CONT.SE informa: =CONT.SE(Onde você quer procurar?; O que você quer procurar?)

$B$8 é uma referência absoluta. Com os dados do Excel podemos criar gráficos para apresentar melhor a informação. Neste capítulo veremos como criar, formatar e editar gráficos. Com o Excel criamos gráficos dos mais variados tipos.

Na planilha, clique na célula em que você deseja inserir a fórmula. Digite = (sinal de igual) seguido pelas constantes e operadores (até 8192 caracteres) que você deseja usar no cálculo. Para nosso exemplo, digite =1+1.

A função SOMASES, uma das funções de matemática e trigonometria, adiciona todos os seus argumentos que atendem a vários critérios. Por exemplo, você usaria SOMASES para somar o número de varejistas no país/região que (1) residem em um único CEP e (2) cujos lucros excedem um valor específico em dólar.

A união da função SE pode ocorrer com duas, três ou quantas outras funções forem necessárias. Ou seja, não há limite para a sua utilização. Se o que deseja é fazer uma comparação a fim de saber a resposta entre duas possibilidades existentes, certamente a função SE Excel pode ser usada.

Selecione a célula que deseja combinar primeiro. Use ponto e vírgula para separar as células que você está combinando e use aspas para adicionar espaços, ponto e vírgula ou outro texto. Feche a fórmula com um parêntese e pressione Enter. Uma fórmula de exemplo pode ser =CONCAT(A2; " Família").

Observe que a função SES permite testar até 127 condições diferentes. No entanto, não é recomendável aninhar muitas condições com instruções SE ou SES. Isso porque condições múltiplas precisam ser inseridas na ordem correta, o que pode ser difícil de criar, testar e atualizar.