Como usar o Procv e proch no Excel?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda dos dados que você deseja localizar.

Esta função serve, basicamente, para procurar valores específicos em uma planilha e exibir resumidamente. Ou seja, quando você tem um documento com inúmeros dados, mas tem que sintetizar algumas destas informações em outra, é só usar a função PROCV - ou PROCH -, de acordo com o formato do seu documento do Excel.

O que é a função PROCV
A função de pesquisa chamada “PROCV” nada mais é que uma fórmula pré-definida que pode ajudar você a pesquisar informações em listas ou tabelas do Excel. Ela pode tornar suas tarefas muito mais práticas, principalmente quando há muito conteúdo e a busca manual pode levar muito tempo.

Há duas maneiras de usar PROC: Forma vetorial e forma matricial. Forma vetorial: Use esta forma de PROC para pesquisar um valor em uma linha ou coluna. Use a forma vetorial quando quiser especificar o intervalo que contém os valores que você deseja corresponder.

Para fazer a Busca dos valores usaremos a Função da Categoria Procura e Referência, mais conhecida como Função Procv. A Função Procv localiza o valor solicitado na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna o valor de qualquer coluna que esteja à direita na mesma linha.

Você já tinha imaginado que poderia fazer uma busca de forma tão fácil sem precisar se preocupar com a restrição que o PROCV ou PROCH tem? Assim como podemos substituir essas duas funções pelas funções ÍNDICE e CORRESP agora podemos substituir pela função PROCX.

Separamos as cinco principais funções do Excel que serão essenciais para dominar o programa e usá-lo a seu favor. Mas, o Excel é um programa tão completo que fica difícil escolher as principais funções! As cinco funções são: SOMA, MÉDIA, SE, CONT.SE E SOMA.SE.

O Assistente de Procurar ajuda você a encontrar outros valores em uma linha quando você sabe o valor em uma coluna e vice-versa. O Assistente de Procurar usa INDEX e MATCH nas fórmulas que ele cria. Clique em uma célula no intervalo. Na guia Fórmulas, no grupo Soluções, clique em Procurar.

Nesse caso é essa a fórmula que vamos utilizar, só que como a nossa tabela não será movimentada, ou seja, ela é fixa, nós precisamos fixar esse intervalo. Para fazer isso basta selecionar o intervalo da tabela de preços dentro da fórmula e pressionar F4.

Aplicando o PROCV duplo para buscar o imposto
Agora, nós vamos incluir um novo PROCV dentro do primeiro, e para isso, clique duas vezes rapidamente na célula com a fórmula do primeiro PROCV e logo depois do símbolo igual “=” nós vamos puxar outro PROCV.

Como pesquisar se o PROCV com texto, é o que lerá neste artigo. A função trabalha também com buscas parciais de dados, como procurar palavras que começam com determinadas letras, que contém alguma cadeia de caracteres ou ainda buscando parte de um número.

A função PROCV pertence à categoria pesquisa e referência. Seu objetivo é fazer uma procura na primeira coluna de uma matriz (base de dados) e retornar o valor na mesma linha de uma coluna especificada por você.

Aperte a tecla “Shift” no teclado e selecione a última coluna do intervalo. A fórmula será atualizada para “=PROCV(G3;B:D;”, indicando que a busca será realizada entre as colunas B e D; Insira o índice na coluna que está o item que você quer buscar.

A função PROC retorna um valor de um intervalo de uma linha ou uma coluna ou de uma matriz. Caso você queira localizar um valor na linha superior de uma tabela ou de uma matriz ou retornar um valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz, usa-se a função PROCH.

  1. Clique na célula com a fórmula PROCV pronta. No exemplo, é a célula “F4”;
  2. Selecione o intervalo das células da “Planilha 2” (B3:C13);
  3. Pressione a tecla “F4” no teclado. ...
  4. Aperte “Enter" no teclado”;
  5. Clique duas vezes na primeira célula (“F4”), segure e arraste até o final da coluna.