Como usar o pode?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Pode é a forma do verbo poder conjugada na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. Indica uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.
...
Exemplos com pode

  1. Será que ela pode sair hoje mais cedo do emprego?
  2. Você pode me ajudar aqui, por favor?
  3. Hoje, meu filho não pode ajudar você.

Sendo assim, vale lembrar que o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, não provocou nenhuma alteração entre as palavras pôde e pode, que continuam sendo diferenciadas pelo acento circunflexo.

Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

1. Ter a faculdade de (ex.: eu posso fazer o que me apetecer). 2. Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).

Naquela época os estádios eram mais seguros, eu podia ir em todos os jogos do meu time. A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Por exemplo: Se ele tivesse estudado mais, poderia ter passado no concurso.

pretérito mais-que-perfeito: pudera, puderas, pudera, pudéramos, pudéreis, puderam; futuro do presente: poderei, poderás, poderá, poderemos, podereis, poderão; futuro do pretérito: poderia, poderias, poderia, poderíamos, poderíeis, poderiam.

Significado de Podre
adjetivo Em estado de decomposição; que está em processo de deterioração; deteriorado: depois de dias sem eletricidade, a comida já estava podre. Que tem um cheiro horrível; fétido. Que tem mau cheiro e mau aspecto devido à decomposição: carne podre.

Como falamos, poder é o infinitivo, isto é, o “nome” do verbo. Já puder é a forma da primeira e da terceira pessoa do singular no futuro do subjuntivo.

podem - Dicionário Online Priberam de Português.

A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo.

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar? Correto: Já se pode entrar?

De acordo com a ISO 22000:2018, essas expressões significam: Deve – indica um requisito; Convém – indica uma recomendação; Pode – indica uma permissão/possibilidade ou capacidade.

Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.

1 são capazes, conseguem, controlam, sabem, têm potencial, logram. Exemplo: Eles podem participar na maratona.

Palavra chula falada por pessoas do norte e nordeste, principalmente o nordeste, que é o mesmo que dizer podre, estragado, em decomposição. Fulano não tomou banho e está Pôde de fedorento. Esse cara tá pôde de sujo.

Levando em consideração as regras apresentadas, fica fácil entender o jeito correto. Sempre utilize a forma “pode vir”.