Como usar o mel para aliviar a tosse?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Para fazer o chá, basta ferver água, despejar alguns pedaços de gengibre e esperar a infusão ocorrer. Em seguida, adicione uma colher de mel e suco de meio limão.

Algumas dicas para amenizar o desconforto com tosse noturna
Beba bastante líquidos ao longo do dia e também antes de dormir, pois a água ajuda a hidratar a mucosa e diluir o muco na garganta. Não fume. O cigarro possui toxinas que degeneram o sistema respiratório e pioram muito a tosse.

Como aliviar tosse seca: 7 dicas que podem ajudar

  1. Priorize hábitos e dietas adequadas. ...
  2. Evite alérgenos em potencial. ...
  3. Hidrate-se bastante. ...
  4. Faça repouso e tente relaxar. ...
  5. Mantenha o ambiente umidificado. ...
  6. Analgésicos para aliviar a dor de garganta. ...
  7. Chás a base de alho, mel e/ou limão.

O sal pode ser um ótimo remédio caseiro para tosse. Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.

Mesmo que você já esteja com prescrição de medicamentos, o mel pode ser combinado ao tratamento para acelerar a cura. Segundo as pesquisas, ele tem a capacidade de anestesiar a garganta, diminuindo a ocorrência de tosse, e ainda pode tratar a inflamação, já que age contra bactérias.

Modo de Preparo

  1. Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Após ferver, desligue o fogo e espere 1 minuto.
  2. Em uma xícara, coloque o suco de limão, o mel e a água quente. Tampe a xícara por um pires por cerca de 2 minutos e sirva.

Faça gargarejos com água morna e sal
A combinação de água morna e sal para gargarejos pode ser utilizada para diminuir o incômodo na garganta, aliviando o inchaço, removendo corpos estranhos que irritam a mucosa e deixando a região mais úmida e confortável.

A bênção de São Brás:
Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”

Como o título diz, o truque consiste em colocar uma cebola cortada perto da cama, em uma mesa de cabeceira, por exemplo, e deixar durante toda a noite.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Numa xícara coloque as folhas de Eucalipto, o mel e cubra com água fervente. Deixe repousar durante 10 a 15 minutos e coe. Este chá pode ser tomado 3 a 4 vezes por dia, e para preparar este remédio caseiro também pode ser usado óleo essencial de Eucalipto, adicionando 3 a 6 gotas no lugar das folhas secas.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias – tuberculose e câncer de pulmão. Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão.

Para prepará-lo, bata a cenoura com um pouco de água no liquidificador. Em seguida, junto ao mel e leve ao fogo baixo até engrossar. Tome 1 colher, de 3 a 4 vezes por dia. O xarope de mel e orégano também ajuda a acalmar a tosse.

O quarto é um ambiente que costuma ter muita poeira, ácaro (devido ao colchão, travesseiros, cobertor, etc) e outros agentes causadores de alergia. Por isso, se você é uma pessoa alérgica, isso pode explicar por que sua tosse piora à noite. Principalmente se tem o hábito de deixar o quarto fechado ao se deitar.