Como usar o medicamento Allax?

Perguntado por: ecavalcante2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

MODO DE USAR: Via tópica. Pingar gotas na nuca do pássaro afastando as penas. DOSAGEM: 1 (uma) gota para cada 5 gramas de peso vivo.

Ácaros que se alimentam de células mortas, como os ácaros das penas e das patas, responsáveis por alterações cutâneas, podem ser eficazmente controlados com preparados em pipetas (como ivermectin ou fipronil).

Endectocida indicado para o controle do ácaro dos sacos aéreos (Sternostoma tracheocolum), sarna escamosa (Cnemidocoptes pilae), vermes filarídeos e nematódeos gastrointestinais das aves.

A ração é regurgitada levando a uma visível sujeira no bico, onde algumas aves comportam-se estirando o pescoço, abrindo e fechando o bico repetidamente, como se estivessem beliscando o ar, parecendo ter um outro problema de engolir ou regurgitar. Porém elas não ingerem, cessando seu crescimento e perdendo peso.

O Fungitraxx é utilizado no tratamento de aves ornamentais com dois tipos de infeções fúngicas do trato respiratório: aspergilose e candidíase.

A ave vai alterar seu comportamento se estiver sofrendo com a temperatura. A principal mudança é em relação a sua respiração. “Ela fica ofegante, e ocorre a respiração de bico aberto.

O tratamento deve ser indicado por um veterinário, que provavelmente receitará antibióticos e vitaminas, além de manter o animal em um lugar aquecido. A ave deve ser mantida isolada de outras e, de preferência, também do tutor.

Evitar o contato com outros tipos de aves, como galinhas, pombos, pardais, entre outros. Além das medidas de higiene e manejo, podemos adotar como medida preventiva a administração de quatro a cinco gotas de vinagre na água do banho, ajudando a manter nossas aves afastadas destes ácaros.

Esse parasita provoca o surgimento da sarna de periquito principalmente nos pés, bicos e ao redor dos olhos, deixando-os com aspecto escamoso. A transmissão pelo ácaro ocorre por meio do contato direto com a ave, mas a doença só se manifesta em animais debilitados, já doentes ou com deficiências nutricionais.

Para saber se a ave está ou não com piolho, é importante que o dono procure um veterinário, que fará o exame, identificando a causa da coceira, já que, além de piolhos, existem outros ectoparasitas e agentes que podem provocar os mesmos sintomas.

O ato de espirrar vez ou outra não é preocupante, mas se esses espirros forem contínuos e/ ou com produção de muco/ secreção, leve sua ave a um médico veterinário especializado.

Vinagre branco e água
Para eliminar até 87% dos ácaros, misture 100 ml de vinagre branco com 2 litros de água e, com a ajuda de um pano, passe no sofá, tapete, persianas, almofadas e demais objetos de tecidos da sua sala.

Uma ave doente pode apresentar postura arqueada, asas pendidas, penas eriçadas, apatia, sonolência, tremores e não se movimentar na gaiola. Sinais mais graves incluem permanecer no fundo da gaiola, manter os olhos fechados ou semifechados e não responder aos estímulos do ambiente.

Dra. Marta diz que, “quando estão doentes ou com dores, os canários podem permanecer no fundo da gaiola, como a maioria das aves, parar de cantar, apresentar penas eriçadas, olhos fundos, sonolência e respiração ofegante em alguns casos.