Como usar o Mastruz para pneumonia?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O mastruz pode ser utilizado no combate das doenças respiratórias, sua eficácia é comprovada após a ingestão da batida de suas folhas com o leite.

Chá caseiro para fortalecer o pulmão

  1. Chá de Hortelã A hortelã é uma planta muito utilizada para fazer chá para os pulmões, porque alivia a tosse. ...
  2. Chá de Equinácea. ...
  3. Chá Verde. ...
  4. Chá de Eucalipto. ...
  5. Chá de limão com alho. ...
  6. Chá de Alecrim. ...
  7. Chá de Alfavaca. ...
  8. Chá de Anador.

O chá de mastruz é contraindicado para grávidas, lactantes e crianças. O uso excessivo e/ou prolongado da planta pode ser tóxico e causar várias complicações graves. Portanto, todo o consumo de mastruz deve ser supervisionado por um médico.

O mastruz pode ser utilizado de várias formas, sendo mais comumente utilizado em sua forma líquida, que consiste em um suco feito com leite ou água. Utilizado também de forma tópica, ou seja, como óleo essencial, devido as suas propriedades fitoquímicas.

Melhora o metabolismo
A presença de vitaminas do complexo B no mastruz é capaz de aumentar a eficiência do metabolismo. Além de promover a conversão dos nutrientes dos alimentos em energia, essas vitaminas melhoram a saúde dos olhos e da pele, o sistema nervoso, o sistema imune e a função cerebral.

A forma mais comum de utilizar as propriedades do mastruz é com a infusão de suas folhas, preparando um chá: Infusão de mastruz: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 1/2 ou 1 xícara inteira de manhã por 3 dias.

Mastruz protege a saúde do estômago
Proteger a saúde do estômago, de forma que pode até mesmo ajudar a prevenir o diagnóstico de câncer no órgão. Principalmente quando preparada na forma de chá, a erva de santa maria ajuda a controlar a acidez do estômago, evitando crises de gastrite.

Atenção, os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, palpitações, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas. Além de ser contraindicado no caso de gravidez e em crianças com menos de 2 anos.

Gargarejos com água e sal. Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Fatores de risco para pneumonias
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Gripes mal cuidadas; Mudanças bruscas de temperatura.

1. Pneumonia

  1. Falta de ar;
  2. Respiração acelerada;
  3. Febre alta (38ºC ou mais);
  4. Tosse com catarro esverdeado, sangue ou tosse seca;
  5. Suor noturno;
  6. Dor no peito;
  7. Dor de cabeça constante;
  8. Cansaço ou dores musculares constantes.

Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas. O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.

Sim, pode tomar.

O grande benefício do mastruz é que ele tem atuação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural. Além disso, por ter propriedades antissépticas, essa planta também é ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo.

Conhecido pela medicina tradicional para o tratamento de vermes intestinais, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia a reduzir inflamações nas articulações.