Como usar o manitol?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Tomar 1 copo de quinze em quinze minutos até terminar o litro. Caso não encontre o manipulado, pode-se usar manitol 20% 500ml, com 500ml de suco de laranja ou limão COADO. Enquanto ingerir o Manitol, andar bastante para estimular o intestino a funcionar.

Chegar com 1 hora de antecedência; • É obrigatório trazer o pedido médico e documentos pessoais; • Em até 5 horas antes do horário do exame: Diluir 500 ml de Manitol 20% em 500 ml de água, podendo acrescentar 1/2 limão espremido; Ingerir toda solução de Manitol em até aproximadamente 20 minutos; Caminhar após a ...

- A solução será de 1 litro, que deve ser tomada em 01 hora: copos de 250 ml a cada 15 minutos. - Na sequência deverá ser tomado 1 (um) litro de água, também em 01 hora. - Andar o máximo possível, até a finalização do preparo.

DURANTE TODO O PREPARO É IMPORTANTE CAMINHAR PARA AUXILIAR NO FUNCIONAMENTO DO INTESTINO. O paciente Irá apresentar vários episódios de evacuação de aspecto líquido apos meia hora da ingeta do manitol e essa diarréia vai persistir por mais ou menos 3 horas.

NÃO DEITE APÓS A INGESTÃO DO MANITOL, MOVIMENTE-SE PARA QUE SUA LIMPEZA SEJA EFICAZ. COMPARECER AO EXAME COM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE E RESPONSÁVEL.

OBS: Com a ingestão do MANITOL o intestino irá “soltar” como diarreia, podendo ocorrer cólicas abdominais. Ao final, as fezes devem sair líquidas e com a cor semelhante à urina clara e sem presença de resíduos.

O manitol tem um gosto adocicado e pode tornar-se enjoativo. Embora possa ser ingerido puro, também pode ser misturado (siga instruções do médico). Caso seja permitido pelo médico, pode ser misturado no suco de limão e laranja, MAS coado e sem açúcar.

A meia vida de excreção do Manitol (substância ativa) é de aproximadamente 100 minutos (pode ser aumentada em até 36 horas em casos de insuficiência renal aguda), para um efeito diurético observado após 1 a 3 horas da infusão.

Não tomar água durante a ingestão do MANITOL. Após a ingestão do MANITOL, o paciente deverá tomar pelo menos 2000 ml de água.

Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

A administração por via intravenosa de Manitol pode estar associada a náusea, vômitos, sede, dor de cabeça, tontura, tremores, febres, taquicardia, dor no peito, hipernatremia, desidratação, visão borrada, urticária ou hipertensão. Reações de hipersensibilidade também foram descritas.

O Manitol é um laxante efetivo, barato, seguro e facilmente administrado pelo paciente. Por isso, o medicamento é tão utilizado na preparação dos exames de cólon no Brasil e no exterior. Seu efeito é baseado na não absorção e na promoção de diarréia osmótica – quando o líquido é diluído por uma membrana.

Lembre-se que o preparo de cólon pode causar desidratação, sendo muito importante que o paciente beba bastante líquidos na véspera do exame, exceto aqueles que apresentem alguma restrição a ingestão de líquidos.

O propofol está sendo cada vez mais utilizado para sedação durante a colonoscopia, com muitos relatos recentes oriundos de ensaios clínicos randomizados (ECR) e de séries de caso não randomizadas.

A ausência da depilação não interfere no resultado do exame. A higiene íntima deve ser feita da forma habitual, não sendo preciso a limpeza interna do ânus para retirar as fezes. Porém, quando essa higienização é realizada de maneira incorreta, pode machucar o ânus e até lesionar a mucosa interna.