Como usar o limão para clarear a pele?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Misture uma pequena porção de água de coco com algumas gotas de limão e aplique sobre as manchas. O coco irá hidratar e o limão, clarear. Você também pode esfregar metade da fruta no joelho ou no cotovelo quando notar que estão escurecendo.

O uso do limão na pele não é recomendado pois pode causar manchas irreversíveis, além de fitofotodermatose, que são lesões de queimadura de 2º grau”, alerta. Já o bicarbonato, por sua vez, pode gerar irritação, vermelhidão e coceira, de acordo com a profissional.

Misture o mel, o suco de limão e o bicarbonato de sódio em uma tigela de vidro. Aplique a mistura em todo o rosto e pescoço. Deixe a mistura no rosto por no máximo 15 minutos antes de lavá-la com água morna. Faça isso uma vez por semana.

O limão é rico em vitamina C e em ácido cítrico, que ajudam a clarear a pele e também são antioxidantes. Eles também neutralizam os radicais livres e a produção de colágeno. À noite, espalhe algumas gotas nas marcas de expressão e nas manchas escuras.

Por que o limão mancha a pele? Entre as principais causas da mancha de limão na pele está o contato da fruta com os raios solares. Ela contém uma substância chamada psoraleno que, quando exposta ao sol, potencializa a ação da radiação, causando queimaduras que podem ter consequências graves, como a formação de bolhas.

Romã

Romã ajuda a clarear manchas da pele e é utilizada como fonte terapêutica desde os povos antigos. Se tem uma fruta utilizada como fonte terapêutica e que é carregada de símbolos há milênios, é a romã. O alimento representava o amor e a fertilidade pelos gregos, romanos e persas.

Máscara de mamão e mel
Função: O mamão possui enzimas que removem células mortas e o mel tem ação antibacteriana. Como fazer: Amasse o mamão (meia xícara) e adicione 1 colher de chá de mel. Misture bem e aplique essa mistura no rosto. Deixe agir por 20 minutos, enxágue e deixe secar.

Misture uma pequena porção de água de coco com algumas gotas de limão e aplique sobre as manchas. O coco irá hidratar e o limão, clarear. Você também pode esfregar metade da fruta no joelho ou no cotovelo quando notar que estão escurecendo.

Para clarear a virilha de forma mais rápida existem ainda alguns procedimentos estéticos, como o peeling químico, que promove uma descamação da pele, ou a luz pulsada, que melhora a oxigenação no local, mas que devem ser realizados por um dermatologista ou esteticista com formação especializada.

Por exemplo, o limão é uma fruta ácida e que, quando em contato com o sol, pode queimar a pele e manchar ainda mais, além de provocar lesões graves. O fubá, como tem textura granulada, pode provocar irritação na pele e deixar a mancha ainda mais escura.

A esfoliação com bicarbonato de sódio é uma ótima opção para clarear a virilha e axilas, pois promove a remoção da camada mais superficial da pele e, assim, ajuda a clarear gradualmente as manchas. 2 colheres de sopa de bicarbonato; 4 colheres de sopa de água; 5 gotas de óleo de amêndoas doce.

Os tratamentos com ácidos são bastante utilizados para clarear a pele, já que se mostram bastante eficazes até mesmo no combate das marcas mais resistentes. Um exemplo é o Ácido Retinoico, derivado da Vitamina A. Ele é indicado no tratamento de hiperpigmentação, manchas, sardas e linhas de expressão.

Dicas para clarear manchas na pele gastando pouco

  1. Pepino. Muito famoso no tratamento de olheiras, o pepino também pode ser utilizado para combater as temidas manchas na pele. ...
  2. Babosa. Também conhecida como Aloe Vera, a planta é repleta de benefícios para a beleza. ...
  3. Café ...
  4. Arroz. ...
  5. Batata. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta. ...
  7. Argila branca.

Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas

  1. Aplique o protetor solar todos os dias. ...
  2. Aposte em um produto que aumente a luminosidade da pele. ...
  3. Esfolie a pele com frequência. ...
  4. Use uma máscara iluminadora com efeito peeling. ...
  5. Invista num tratamento clareador.

"O limão, além de não clarear a pele, pode deixar resíduos (mesmo após lavar) que, expostos à radiação solar, ocasionam uma reação denominada 'fotofitodermatose'. Ela consiste numa queimadura na pele, com consequentes manchas escuras e até bolhas ou cicatrizes", explica.

O ácido do limão actua na pele como um potente adstringente, penetra nos poros eliminando as impurezas assim como o excesso de oleosidade da pele. O açúcar confere a esfoliação à superfície e dá maciez à pele.

Usar uma pasta misturada com creme dental e bicarbonato e mais o limão pode trazer um risco com um desgaste acentuado do esmalte ou da dentina", diz. Ana Cecília afirma que a grande maioria dos pacientes hoje vive um envelhecimento na cavidade bucal precoce, que pode ser agravada pelo clareamento improvisado.