Como usar o inseticida Connect?

Perguntado por: achaves3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Realizar o monitoramento e iniciar as aplicações no início da infestação. Realizar no máximo 2 aplicações com intervalo de 7-12 dias, se necessário. Em caso de reinfestação, reaplicar com intervalo de 7 a 12 dias. Realizar no máximo 2 aplicações por ciclo de cultivo.

Recomenda-se o volume de 30-40 L/ha de calda, altura média de voo de 3 metros da cultura alvo e largura de faixa de deposição efetiva de 15-18 metros (de acordo com a aeronave utilizada).

CONNECT® é um inseticida sistêmico dos grupos químicos dos neonicotinoides (imidacloprido) e piretroides (beta-ciflutrina, , indicado para o controle de diversas pragas nas culturas do algodão, batata, feijão, melão, milho, soja, tomate e trigo.

Obs1: Utilizar as doses mais elevadas para plantas daninhas mais desenvolvidas. Obs2: 1 Litro de produto contém 806 g/Litro de Sal de Dimetilamina de Ácido diclorofenoxiacetico (2,4-D) ou 670 g/Litro de equivalente de 2,4-D.

Exemplo: Se o tanque é de 2000 litros e dosagem do produto de 0,2 L/ha: Quantidade = (2000×0,2)/67 = 5,97 L de produto para o preparo da calda de um tanque cheio do pulverizador.

À noite, na maior parte das vezes, o clima favorece: umidade do ar mais alta, menos rajadas de vento e temperaturas mais baixas. Portanto, nesse período o tempo de vida da gota pulverizada nas plantas é maior. Logo, aumentam as chances de o produto eliminar a praga com sucesso.

Caso necessário poderá ser feita a diluição de 1:1 (1 litro de produto em 1 litro de água). Neste caso utilizar 0,30 a 0,50 litros de calda inseticida para 100 kg de sementes.

Quantidade média de água gasta na pulverização de 100m² = 3 l. Para este cálculo, divide-se a quantidade de água gasta por hectare (300 l) pela capacidade do tanque do pulverizador (20 l). Verifique na receita ou bula do produto a dosagem recomendada. Exemplo: 3 l do produto por hectare (ha) = 3.000 ml por hectare.

A concentração indicada no rótulo correspondente à dose de 1 l/ha é de 0.1 l (100 ml) para 100 litros de água.

Atualmente, na cultura da cana-de-açúcar, o volume de calda (l/ha) mais utilizado nas aplicações terrestres de herbicidas em pré-emergência é de 200 l/ha. Já nas aplicações em pós-emergência, utiliza-se 250 l/ha. Para as dessecações, os volumes variam de 150 a 300 l/ha.

Inseticidas sistêmicos são aqueles que, quando aplicados sobre folhas, troncos, ramos, raízes e sementes, são absorvidos e translocam-se com a seiva para todas as partes da planta, através do sistema vascular (xilema).

O inseticida DIMEXION® possui modo de ação de contato, profundidade e sistêmica e é utilizado para o controle de pragas conforme recomendações abaixo. Contato: quando a calda do produto atinge o corpo da praga. No geral, é necessário um volume maior de água, para uma plena cobertura do alvo.

Piretroides e DDTs retardam o fechamento dos canais de sódio após a condução do potencial de ação, re-estimulando as células nervosas e levando o inseto à morte por hiper-excitação.

Polytrin® é um inseticida da Syngenta, de aplicação aérea para controle de Bicudo e outras pragas do algodoeiro.

O inseticida agrícola de contato e ingestão Decis 25 EC® é indicado para o controle de diversas pragas nas culturas do algodão, amendoim, batata, cacau, café, feijão, milho, trigo entre outros.

Inseticida completo, pertencente aos grupos químicos dos neonicotinides & piretróides. Sistêmico, age por contato e ingestão.

»Pode variar de 1-28 dias, dependendo do nível de oxigênio presente. Quanto mais oxigênio houver, mais rapidamente o 2,4-D será degradado.

dez dias

O herbicida 2,4-D é tóxico para a cultura da soja mesmo utilizado na dessecação, porque o seu efeito residual no solo é de aproximadamente dez dias (Rodrigues et al., 1998).