Como usar o inhame para reposição hormonal?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

O inhame também pode ser usado na forma de extrato, em cápsulas. Contudo, existem poucos ensaios clínicos avaliando o efeito do inhame selvagem e seu extrato nos sintomas da menopausa e sua eficácia em relação ao alimento in natura. Existem também preparados de cremes a base de inhame selvagem.

O ideal é consumir o inhame cozido, assado ou no vapor, nunca cru. Mas, é importante lembrar que, apesar de saudável, o tubérculo é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico. Assim, a quantidade recomendada é de apenas uma porção ao dia.

A grande "arma" do inhame para ajudar na fertilidade feminina é a presença do fito-hormônio "diosgenina" em sua composição nutricional. Essa substância, segundo a nutricionista Laura Uzunian, é responsável por estimular a produção de hormônios sexuais no organismo da mulher, aumentando as probabilidades de gravidez.

Além de ser uma opção altamente nutritiva (rica em fibras, vitaminas do complexo B, cobre, ferro, potássio e outros minerais) essa bebida é bem versátil - pode ser consumida pura ou usada em diferentes receitas. Para começar, coloque o inhame (já descascado e picado) em uma bacia e cubra com água.

O inhame reduz o risco de doenças e diminui o colesterol
A ação da diosgenina, presente nos fitormônios (hormônio vegetal) do inhame, facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) pelo intestino, diminuindo a chance de cair na corrente sanguínea e entupir vasos e artérias.

O consumo de inhame por 30 dias contribui para a elevação dos níveis de estrógenos e redução da sintomatologia apresentada.

O inhame cará pode ser ingerido cru. Ele é grande, sem um formato definido, usados para fazer pães e bolos ou em sucos(cru). Como este apresenta uma composição bem diferente, não faz mal.

Para fazer o chá de inhame basta colocar a casca do inhame na água fervente e deixar por cerca de 5 minutos com a panela tampada. Em seguida, deixar esfriar, coar e beber em jejum. Como o chá de inhame não tem muito sabor, pode ser interessante acrescentar algum adoçante para que fique melhor.

Podendo ser consumido todos os e dias e sem contraindicações, o suco de inhame tem papel importante para a melhora da imunidade e pode ser um aliado para ajudar na covid-19, por sua ação desintoxicante e curativa, melhorando problemas respiratórios.

Ele ajuda a manter bom funcionamento do sistema imunológico, aumenta a sensação de bem-estar e também é bastante indicado em caso de doenças como dengue, por aumentar a quantidade de plaquetas no sangue. No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao consumir o suco de inhame cru.

O inhame pode ser preparado como batata, podendo substituí-la em grande parte das receitas. É um alimento rico em carboidratos e vitaminas do complexo B. Como comprar: o inhame bom para consumo deve ser firme, mas também não deve ser muito duro. Geralmente apresenta raízes pequenas e ralas.

Para potencializar todos os benefícios do suco de inhame para imunidade, o recomendado é tomar pelo menos três vezes durante a semana.

Para limpar o sangue
Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais, como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, pois possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, pois auxilia no controle da pressão e diminui o colesterol; Ajuda na boa digestão, na redução de cólicas e ainda elimina as toxinas do organismo; Aliado no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade e manda a fome pra longe.

Esse tubérculo também auxilia a equilibrar os níveis do hormônio progesterona e também reduz os sintomas da TPM e tem o potencial de auxiliar a aumentar as chances de gravidez. Veja mais: Benefícios do inhamePara que serve e propriedades.

O suco de inhame com laranja é uma alternativa deliciosa para deixar a sua saúde de ferro, de tão forte! A laranja é rica em vitamina C, o que melhora a imunidade e o funcionamento do organismo, sem contar que é abundante em antioxidantes. O seu sabor é uma delícia.