Como usar o gatilho mental de urgência?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Como usar o gatilho mental da urgência?

  1. Seja claro. ...
  2. Seja honesto. ...
  3. Faça boas chamadas. ...
  4. Utilize diferentes recursos. ...
  5. Utilize diferentes canais para divulgação. ...
  6. Considere a plataforma para criar o gatilho.

O gatilho mental da antecipação tem como objetivo estimular o público em relação a algo que vem por aí. É um artifício que cria expectativas sobre um evento futuro no qual as pessoas desejam fazer parte. A ideia é criar boas perspectivas para o lançamento ou uma novidade de um produto ou serviço, por exemplo.

Gatilho mental 1: Escassez
O humano não lida bem com o medo, trata imediatamente de se livrar desta emoção. Dás mais valor àquilo que é escasso, que vai acabar. Aliás, quase que torna a coisa rara, não é?

Como usar o gatilho da antecipação?

  1. Faça vídeos para revelar aos poucos o conteúdo;
  2. Comece a falar de lançamentos antes de eles acontecerem;
  3. Crie muitos conteúdos relacionados ao produto que você quer lançar;
  4. Revele aos poucos detalhes sobre o que você está produzindo;
  5. Faça contagens regressivas.

Entre os gatilhos mais comuns que disparam a ansiedade, podemos destacar:

  • Situações que remetem a traumas do passado – como cenas de filme com violência sexual, por exemplo;
  • Consumo de álcool e algumas drogas;
  • Pressão demasiada no trabalho ou estudos;
  • Consumo excessivo de informação;
  • Multidões;
  • Outros.

Afinal, o gatilho de escassez e urgência tem como principal foco o imediatismo, incentivando a compra rápida. Mas, se atente às diferenças, a urgência foca na quantidade de tempo disponível para compra, e a escassez trabalha com uma quantidade limitada da sua promoção ou produto.

Para aplicar o gatilho do medo da perda, você deve entender quais são os problemas que o seu produto ou serviço resolve e, principalmente, como esse problema afeta o negócio do seu cliente. É “tocando na ferida” e colocando em pauta os riscos da falta do seu produto ou serviço, que surgirá o medo da perda.

Dessa forma, o receio de se arrepender leva a uma tomada de decisão mais imediata. Na prática, o gatilho da escassez consiste no uso de frases como “últimas unidades” e “restam poucos itens no estoque”, que estimulam o comprador a se decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade.

Quando falamos em gatilhos mentais sedução estamos falando de criar ou despertar um sentimento ou desejo de modo que a outra pessoa se sinta atraída por você. Faça o teste em um site de conversas com desconhecidos e veja a reação da pessoa quando está sob o gatilho mental.

Como usar o gatilho mental da curiosidade?

  1. Identifique a necessidade do seu cliente. Recapitulando: curiosidade acontece quando há uma lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. ...
  2. Gere curiosidade para a solução. Até aqui, você já identificou a lacuna que você precisava. ...
  3. Utilize cases de sucesso.

Quais são os gatilhos mentais que você precisa conhecer?

  1. 1 – RECIPROCIDADE. ...
  2. 2 – ESCASSEZ. ...
  3. 3 – NOVIDADE. ...
  4. 4 – PROVA SOCIAL. ...
  5. 5 – SEGURANÇA. ...
  6. 6 – COMPROMISSO. ...
  7. 7 – CONFIANÇA.

Para usar o gatilho da dor é preciso fazer diversas perguntas abertas e fechadas que ajudem o vendedor a saber mais sobre o cenário atual do cliente e seus desafios. O gatilho da dor é indispensável para incentivar a tomada de decisão dos clientes, principalmente para vendas difíceis.

Dicas de 5 gatilhos mentais para aplicar em vendas

  1. Busque gerar valor para o cliente. Lembre sempre: o importante é ser útil e relevante na vida do seu cliente. ...
  2. Crie senso de urgência e/ou escassez. ...
  3. Mostre a oportunidade como especial. ...
  4. Use de prova social. ...
  5. Mostre-se autoridade.

Como pedir feedback ao cliente?

  1. Permita o anonimato. ...
  2. Foque em pontos específicos. ...
  3. Faça perguntas claras e abertas. ...
  4. Incentive e agradeça a participação dos clientes. ...
  5. Crie formulários.

O gatilho mental da antecipação é uma estratégia que busca aguçar a curiosidade da audiência em relação a algo que acontecerá nos próximos dias. Dito de outra forma, é um recurso que cria expectativas sobre um acontecimento futuro no qual clientes desejam fazer parte, como um produto, serviço, filme, música e série.