Como usar o celular como microfone no PC Linux?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

Para utilizar o smartphone como webcam e microfone, será necessário o uso de um aplicativo chamado DroidCam, ele foi lançado pela Dev47Apps e funciona em Windows, Linux, Android e MacOs.

App WO Mic permite usar o microfone do celular no PC. Disponível para Android, todos os aparelhos devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi para realizar o procedimento. É possível usar o microfone do celular no PC.

Para ativar as permissões de microfone, faça o seguinte:

  1. No dispositivo Android, toque em Configurações. .
  2. Role a tela para baixo e toque em Apps. Google Play Services. Permissões.
  3. Procure o item "Microfone" e ative a configuração com o controle deslizante .

Para transmitir a tela do seu Android para um desktop Linux sem fio, vamos usar um aplicativo gratuito chamado Screen Cast . Este aplicativo é mínimo e transmite a tela do seu Android sem fio, desde que o sistema e o dispositivo Android estejam na mesma rede.

Processo de gravação via microfone

  1. Para começar, abra o Audacity a partir do seu sistema Linux.
  2. Toque no botão de gravação "Vermelho" e comece a gravar imediatamente. Não há complicações envolvidas.

A configuração de dispositivos de audio no Linux é simples, bastando carregar o módulo da placa e ajustar o mixer. Atualmente existem 2 padrões de som no sistema Linux: OSS (Open Sound System) e ALSA (Advanced Linux Sound Architecture).

Na barra de tarefas do sistema, clique com o botão direito no ícone do bluetooth e selecione a opção “dispositivos”. O sistema irá abrir o gerenciador de dispositivos bluetooth Blueman Manager. Com seu fone bluetooth ligado, clique em pesquisar. Em alguns segundos seu fone será encontrado.

A principal solução que recomendamos é o Airfoil, por ampla compatibilidade e por não deixar a desejar. Você pode baixar o aplicativo que transmite o áudio para Mac ou Windows, e o Airfoil Satellite, que recebe o áudio, para iOS, Mac, Windows, Android, Apple TV e Linux.

Android e iOS

  1. Com o aplicativo do Discord aberto no seu dispositivo, toque no ícone do seu usuário na barra inferior, no canto direito.
  2. Na nova tela, arraste o menu para baixo e, na seção Config. do Aplicativo, toque em Voz. Caso necessário, dê as permissões necessárias de acesso ao microfone.

Com o programa instalado, o comando padrão para executar essa ação é "Ctrl + Alt", mas, se desejar alterá-lo, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone de "Microfone", selecione "Setup shortcut" e insira um novo atalho de sua preferência.

Primeiro, vá para Configurações > Conectividade de dispositivos . Toque em Projeção sem fio e encontre seu dispositivo nos dispositivos disponíveis. Somente dessa maneira, você pode obter o som sincronizado. Então você pode transmitir áudio do Android para o PC.

Alterar as permissões de câmera e microfone de um site

  1. Abra o Chrome .
  2. No canto superior direito, clique em Mais. Configurações.
  3. Clique em Privacidade e segurança Configurações do site. Câmera ou Microfone.
  4. Selecione a opção que você quer definir como padrão. Revise seus sites bloqueados e permitidos.

Uma das alternativa de como controlar seu Android pelo Linux é usando Scrcpy. O “Scrcpy” (algo como “Screen Copy”, ou “Cópia de Tela”) permite espelhar sua tela Android em um ambiente de trabalho Windows, macOS ou do Linux, através de um utilitário livre e de código aberto, totalmente gratuito.

scrcpy é uma maneira de espelhar o seu smartphone Android na área de trabalho do Ubuntu e interagir com ele, sem root. Este aplicativo fornece exibição e controle de dispositivos Android conectados em USB (ou sobre TCP/IP). E para isso, não requer nenhum acesso root, além de funcionar no Linux, Windows e MacOS.

Abra o Indicador do KDE Connect (GSConnect inicia junto ao sistema) e no app do Android acesse o “menu hambúrguer” e clique em “Emparelhar novo dispositivo”. Se ambos estiverem na mesma rede wi-fi uma mensagem solicitando o emparelhamento aparecerá.

Em primeiro lugar, o download deve ser efetuado em http://developer.android.com/sdk/index.html, selecione o arquivo referente a plataforma utilizada (Windows, Linux ou Mac) e clique em "I agree to the terms of the SDK License Agreement" para aceitar os termo da licença do SDK e logo a após pressione o botão Download.

Para emular o Android no Linux, a solução é o Genymotion. Este software é simples e leve de executar, por isso tem ganhado fama no meio digital. Um dos pré-requisitos para que ele funcione é a instalação prévia do VirtualBox, um software de máquina virtual que fará a conexão entre os sistemas.

Com base no editor de código e nas ferramentas para desenvolvedores avançados do IntelliJ IDEA , o Android Studio oferece ainda mais recursos para aumentar sua produtividade ao criar apps Android, como: um sistema de build flexível baseado em Gradle; Um emulador rápido com inúmeros recursos.

Primeiramente, clicamos no “Menu“, depois em “Configuração de Sistema” e por fim em “Som“. Você também podem chegar nessa tela de configuração, através do ícone de som, clicando nele e depois clicando em configurações de som.

Para Linux, uma das melhores opções é o SimpleScreenRecorder. O software permite gravar toda a tela do PC ou apenas uma pequena parte do desktop. Aqui, também há suporte para webcam.

Para testar o microfone podemos usar o Gravador de som (Sound Recorder) ou o Audacity.