Como usar o celular à noite?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

O recurso é ideal para ser usado a noite, nos momentos antes de dormir, visto que a diminuição dos estímulos visuais pode melhorar a qualidade do sono. Para fazer a ativação em Android, basta tocar em “Modo Noturno”, na aba de configurações rápidas do celular.

O ideal é manter a distância mínima de 30 a 40 cm. Como as luzes transmitidas pela tela do celular são semelhantes à luz do dia, o cérebro humano não é capaz de entender que a pessoa está dormindo.

Dormir com o celular ao lado pode parecer uma prática inofensiva. No entanto, ela tende a expor o usuário a algumas situações desfavoráveis, incluindo riscos. A exemplo disso, é possível citar as interferências negativas na qualidade do sono, que podem levar a um cansaço constante e demora para dormir.

Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular. Bebês menores que isso não devem nem chegar perto.

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a dormir bem a noite toda.

  1. 1 - Evite telas e luzes. Evitar luzes é muito importante para que o corpo entenda que é hora de descansar. ...
  2. 2 - Prepare o ambiente. ...
  3. 3 - Evite a ingestão de líquidos perto da hora de dormir. ...
  4. 4 - Pratique um esporte. ...
  5. 5 - Evite distrações antes de dormir.

O cientista recomenda deixar de manipular o smartphone uma hora e meia antes de dormir. E deixar o aparelho em outro ambiente por toda a noite. Sem estas amarras psicológicas, vai ficar mais fácil desbloquear o acesso ao sono profundo e reparador.

Para reduzir esse problema, evite o uso de celulares e tablets uma hora antes de dormir. Além disso, habilitar o filtro de luz azul, disponível em alguns aparelhos, pode ajudar a proteger seus olhos e sua mente dos efeitos nocivos da luz artificial desses aparelhos no relógio biológico humano.

DORMIR COM O CELULAR DEBAIXO DO TRAVESSEIRO FAZ MAL? Muitos acreditam que o grande perigo de dormir com o celular debaixo do travesseiro está relacionado com a radiação. Mas, na verdade, o superaquecimento é o grande vilão nesta história. Assim como qualquer aparelho eletrônico, o superaquecimento deve ser evitado.

Deixar o celular carregando por um longo período de tempo danifica o aparelho? A resposta é não. Se você tem o hábito de deixar o seu celular carregando a noite inteira, enquanto você dorme, pode ficar tranquilo. Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir.

Função presente nos celulares com o sistema Android lembra você da hora de dormir e silencia notificações ou chamadas de contatos que não sejam importantes.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Para manter a vida útil do celular, a dica é desligar o aparelho à noite para também melhorar a qualidade e o desempenho. Entenda. O telefone está o tempo todo ao nosso lado, até mesmo na hora de dormir.

Confira alguns pontos que podem ser prejudicados pelo mau uso desses aparelhos:

  • Dores no pescoço.
  • Dores nas mãos.
  • Dores no ombro.
  • Dores no punho.
  • Papada e rugas.
  • Sono prejudicado.
  • Fonte: Catraca Livre.

Dicas que você vai ver:

  1. Identifique seus gatilhos.
  2. Desative a maioria das notificações.
  3. Defina períodos livres de celular.
  4. Faça higiene do sono.
  5. Pense no 'para quê'
  6. Acompanhe a diminuição do seu uso excessivo.

A exposição em excesso a luz azul emitida pelos smartphones pode ser prejudicial até mesmo para o sono no fim do dia, é por esse motivo que mexer no celular antes de dormir ou durante a madrugada pode ser dificultar uma boa noite de sono. Verificar mensagens corporativas pode afetar negativamente a saúde mental.

Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais. Além disso, pode ser resultante de problemas respiratórios e gastrointestinais, dores crônicas, e o uso de determinados medicamentos.

Uma maneira de relaxar é tensionar e relaxar progressivamente grupos musculares em todo o corpo, conhecido como terapia de relaxamento muscular progressivo guiado. Exercícios respiratórios, música suave e imagens visuais também podem ser adequados e auxiliar no sono.

“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.