Como usar o caso genitivo?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O caso genitivo (genitive case, em inglês) refere-se ao uso de –'s para indicar a relação de possessão ou de origem (inventor) entre duas coisas ou pessoas. Pode ser indicativo também de alguma característica de alguém. É importante destacar que o –'s sempre acompanha a pessoa que possui algo ou tem relação com algo.

Para formar o possessivo, adicione um apóstrofo + "s" ao substantivo. Caso o substantivo seja plural ou termine em "s", basta apenas adicionar um apóstrofo após o "s".

No latim, traduz-se para o caso genitivo. No português, pode ser identificado pelas preposições “do, da, dos, das, de”.

O genitivo complemento nominal ou genitivo objetivo designa o objeto da ação verbal expressa pela palavra regente, cujo radical é transitivo. Esse complemento nunca pratica a ação, apenas a recebe. Em português, utilizam-se as preposições de, por, para com, entre outras, de acordo com a regência do nome.

As declinações são identificadas pelo genitivo singular, que corresponde, respectivamente a "ae", "i", "is", "us", "ei". A declinação permite que as orações latinas sejam estruturadas das mais diversas formas, diferentemente do Português onde a estrutura geral das orações é sujeito-verbo-objeto.

Após os nomes das pessoas há um apóstrofo ['] acompanhado por um 's': Denilso's books, Carina's blog, Ellen's brother. Isso aí o que chamamos de Genitive Case. De modo geral, ele é usado assim mesmo. Ou seja, o dono do objeto + 's + o objeto.

O genitivo subjetivo, de “do”, de”, “da”, indica a reflexão que pertence, por exemplo, a Aristóteles, porque foi ele quem fez; aqui surge um interessante problema, penso eu. O pensamento, a reflexão, a filosofia, são atividades que atribuímos a pessoas.

customer and each case is a case. [...]

Muita gente confunde o 's com o plural, mas na verdade, esse 's é utilizado para indicar que algo pertence ou está associado a alguém ou a alguma coisa. Se você quiser falar uma palavra no plural, basta apenas colocas o "s" no final da palavra, sem usar o apóstrofo, ok?

apóstrofo {masculino}
apostrophe {subst.}

Deve ser utilizado nas seguintes situações:

  1. Se referir ao sujeito da frase, ou seja, aquele que está realizando a ação;
  2. Quando se utiliza o verbo sein;
  3. Quando se utiliza o verbo werden.

Acusativo, ablativo, dativo, instrumental (locativo), nominativo, genitivo e vocativo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

O nominativo é empregado regularmente como sujeito da frase (aquele que o predicativo afirma algo) e como predicativo do sujeito da frase, como sujeito um exemplo: Sol lucet. (O sol brilha).

A regra principal de ortografia do genitive case é acrescentar o apóstrofo + s logo após o substantivo que possui alguma coisa (possuidor). Quando temos um substantivo que termina em -s, podemos colocar o apóstrofo + s ou apenas o apóstrofo (exemplos I e II).

Para quem não sabe – e tudo bem não saber – declinação é a variação (flexão) sofrida por pronomes, adjetivos ou nomes em relação ao gênero, número e caso. Temos em português marcas da herança do latim para declinação. Digo: “Ele me ajudou” e não “ele ajudou eu”.