Como usar o bicarbonato para curar frieira?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O bicarbonato de sódio é mais um dos produtos indicados por ter o mesmo efeito alcalinizante. Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose. Se preferir, deixe os pés de molho na solução de vinagre com água e adicione bicarbonato.

O vinagre de maçã é outro germicida comumente utilizado em casos de frieira. Para utilizá-lo, dilua 50 ml de vinagre em 200 ml de água e aplique a solução diretamente na ferida algumas vezes ao dia.

O tratamento da micose no pé é feito através de pomadas antifúngicas com substâncias como cetoconazol, isoconazol e fluconazol. Normalmente, é recomendado passar a pomada nos pés entre 2 e 3 vezes ao dia, no período determinado pelo médico.

Frieiras podem causar lesões, geralmente aparecem no terceiro, quarto e quinto dedos, se estendem para a sola do pé causando coceira na região, descamação da pele, ardor e odor característico. Se não tratar de forma adequada, a frieira pode se espalhar por outras partes do corpo, como a mão e virilha por exemplo.

As frieiras são pequenas fissuras nas dobras dos pés, causadas pela produção incomum e excessiva de suor – as pessoas devem ter atenção caso haja, juntamente ao odor associado ao quadro, a presença de fungos que pode agravá-lo.

Aplicar bicarbonato nos pés pode ajudar, assim como a esfoliação. Ao remover as células mortas, você hidrata e diminui a possibilidade das rachaduras aparecerem. O bicarbonato de sódio também pode agir como fungicida, evitando o aparecimento de micoses e infecções que podem facilitar o aparecimento de rachaduras.

Acabe com os fungos!
Para dar resultado, o bicarbonato deve ser aplicado na pele por um período, deixando de molho no composto. Não adianta, por exemplo, lavar a pele logo em seguida da aplicação. Também precisa de frequência: 2 a 3 vezes ao dia.

O bicarbonato de sódio é mais um dos produtos indicados por ter o mesmo efeito alcalinizante. Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose.

Passar talco entre os dedos e nos pés pode ajudar no tratamento da frieira. Mito. O uso de talco vai auxiliar no controle de umidade nos pés, mas não será capaz de combater os fungos.

A frieira ( de atleta) é transmitida facilmente por contato direto com a pessoa infectada ou com superfícies contaminadas, como pisos de banheiros e de vestiários, praias e piscinas.

Como acabar com micose nos pés

  1. Opte por calçados arejados, que possibilitam a circulação do ar.
  2. Use meias e calçados limpos, sempre.
  3. Utilize antitranspirantes para ajudar a manter os pés secos. ...
  4. Mantenha a higiene dos pés. ...
  5. Antes de calçar meias e sapatos, certifique-se que os pés estão secos.

Entenda o que são micoses e frieiras
A frieira é um tipo de micose que afeta principalmente a região entre os dedos das mãos e dos pés e também a virilha. A contaminação se dá pelo toque direto com a área afetada e por objetos pessoais, como meias e sapatos.

O creme antifúngico Canesten® (clotrimazol) combate frieira ou pé de atleta e uma série de infecções da pele por fungos, como dermatofitose e micose de virilha. O Canesten® Creme é uma que interrompe o crescimento dos fungos, matando-os e aliviando os sintomas.

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Loções. ...
  5. Anti-histamínicos. ...
  6. Óleo de coco.

Prevenir a frieira ou pé de atleta
Mantenha as unhas do dedo do pé curtas e aparadas para evitar a propagação de infecções fúngicas. Seque sempre bem os pés, especialmente entre os dedos.

A frieira, também chamada de pé de atleta, é uma das micoses mais comuns. Nesse quadro, os fungos se espalham entre os dedos, provocando bolhas de água, coceira, descamação e rachaduras na pele.

As frieiras podem ser classificadas em agudas, quando duram entre 12 a 24horas, crónicas se persistirem por mais tempo (sendo estas as que estão habitualmente associadas à exposição prologada ao frio).

Faça compressas geladas na área que está coçando, ou pequenas pressões com a mão ao redor da ferida, isso pode enganar a sensação de coceira. Se as coceiras estiverem insuportáveis, fale com o seu cirurgião, pois pode ser que seja necessário o uso de uma medicação (antialérgica) para controlar esse sintoma.