Como usar o ATT no E-mail?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O uso de "Att." é inadequado para documentos oficiais e e-mails, pois é a abreviação da expressão "in attenttion to", equivalente à "A/C", utilizada para direcionar o documento a um destinatário específico. Segundo a Academia Brasileira de Letras, a abreviação de "Atenciosamente" é "At. te".

Atenciosamente e atentamente: têm vírgula depois? As expressões de despedida aparecem após o corpo do texto e antes da assinatura do remetente. São frequentemente seguidas de uma vírgula, mas também podem aparecer sem qualquer sinal de pontuação.

No início do e-mail, evite utilizar as mesmas expressões de linguagem oral, como “oi” ou “olá”, por exemplo. Comece sempre se referindo ao destinatário com palavras respeitosas. Boas opções são: Prezado ou prezada.

(1) cordialmente: «Demonstrando apreço e consideração; com boa educação e gentileza; de modo cordial.» (2) atenciosamente: «Com amabilidade, delicadeza e cortesia; usa-se como fórmula de desfecho em correspondência formal ou comercial, antes da assinatura.»

O uso de "Att." é inadequado para documentos oficiais e e-mails, pois é a abreviação da expressão "in attenttion to", equivalente à "A/C", utilizada para direcionar o documento a um destinatário específico. Segundo a Academia Brasileira de Letras, a abreviação de "Atenciosamente" é "At. te".

Segundo a Academia Brasileira de Letras, a redução de Atenciosamente é “At. te”.

Se você escreve “At. te” quando quer dizer “atenciosamente” no final de um email, por exemplo, você acertou!

O ponto final é usado quando se faz a despedida por meio de uma frase toda, acabe ela com a palavra atenciosamente ou não. Exemplos: Agradecendo sua atenção, subscrevo-me cordialmente.

Despedida: geralmente enunciada por “atenciosamente” ou “cordialmente”.

Geralmente estas cartas são para autoridades e atualmente prima-se por escrever com clareza e concisão. Então podemos encerrar com: Atenciosamente. Respeitosamente. Cordialmente.

Não deixe de cumprimentar
Leve em consideração a situação e sua relação com a pessoa que vai ler a mensagem para escolher o cumprimento mais adequado. Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

No início do e-mail pode sempre escrever "Ex. mos Senhores". Se se dirige a uma qualquer entidade, uma escola, universidade, finanças, segurança social, ou qualquer outra instituição, para tratar de qualquer assunto, use também "Ex. mos Senhores".

Existem dois fechos distintos para as modalidades de comunicação oficial. Para as autoridades superiores, deve-se usar “Respeitosamente”. Já para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, usa-se “Atenciosamente”.

advérbio. 1. De maneira atenciosa (ex.: atende os clientes atenciosamente).

Significado de Cordialmente
advérbio De modo cordial; em que há cordialidade: pediu sua mulher em casamento cordialmente. Utilizado para expressar gentileza ao encerrar cartas, emails, mensagens - antes da assinatura do autor das mesmas.

Sempre comece a escrever um e-mail formal com uma saudação; endereçar o destinatário por nome (caso saiba) é melhor. Coloque o título da pessoa (Sr., Sra., Srta., Dr., entre outros) com o sobrenome seguido por uma vírgula ou dois pontos. Se quiser, escreva “Caro” ou “Cara” antes da saudação.

Como escrever e-mails profissionais e informais
Alguns elementos devem ser evitados para garantir o tom profissional do e-mail: abreviações, gírias, palavras escritas em caixa alta, exagero no uso de pontos de exclamação e emoticons, por exemplo, não devem aparecer neste tipo de mensagem.

Seja gentil e atencioso: ao mandar um e-mail formal solicitando algo é fundamental deixar esclarecer a necessidade do pedido de maneira educada e refinada. Usar o 'por favor' ou 'por gentileza' antes ou depois do pedido dá o tom formável e agradável que um pedido de solicitação precisa ter.

E "Ass." como normalmente encontramos nos nossos documentos? Muito obrigada pela vossa atenção. A abreviatura ass.