Como usar o app do Moodle UFMG?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. Para acessar o UFMGVirtual por meio do aplicativo, os seguintes passos devem ser seguidos: 1 - Digitar a URL (endereço) correspondente ao semestre desejado (por exemplo: virtual.ufmg.br/20182). 2 - Digitar o login e senha no minhaUFMG.

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem, através do qual é possível disponibilizar materiais didáticos em diferentes formatos (textos, imagens, vídeos) e também atividades (tarefas, fóruns, wikis, chat).

Manual do Aluno - Moodle
Após inserir o usuário e senha basta clicar no botão "ENTRAR" e você terá acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e ao Painel onde encontrará os cursos nos quais está inscrito. Caso você já esteja logado em ambiente virtual com outro endereço de Moodle.

Portanto, para ter acesso às salas virtuais através do menu cursos, na página inicial do Moodle, clique na categoria do seu curso ou do câmpus em que você estuda e navegue pelas subcategorias até encontrar a sala virtual desejada. Em geral, elas estão organizadas hierarquicamente podendo ser encontradas facilmente.

Digite o endereço ava.uemg.br e clique em Conectar. Na sequência, digite seu login (CPF) e senha de acesso à plataforma Moodle e clique em ENTRAR. As disciplinas do curso em que você se encontra matriculado estarão disponíveis para o desenvolvimento das atividades do ensino remoto.

O que você vai precisar

  1. 1º Passo — Realizar Download Moodle.
  2. 2º Passo — Adicionar Arquivos Moodle na Hospedagem.
  3. 3º Passo — Criar Banco de Dados MySQL para Moodle.
  4. 4º Passo — Instalar Moodle.

Dos 91 cursos oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais, Arquivologia é o que possui a menor nota de corte. O candidato que tem interesse na graduação deve se classificar com 619,90.

Cursos mais concorridos
O curso de Medicina se manteve na liderança dos mais procurados da Universidade, com 17.525 inscritos, seguido de Psicologia diurno (5.614 ), Direito diurno (4.289), Direito noturno (3.983) e Medicina Veterinária (3.861).

O Moodle pode ser implementado em qualquer tipo de servidor, desde que esse possa executar PHP e comporte uma base da dados do tipo SQL. É uma plataforma EaD tão versátil que pode ser executada em sistemas operacionais como MacOS e Windows, além de ter muitas distribuições do Linux.

A principal característica dos AVAs é promover o encontro entre professores e alunos, ou seja, é pelo AVA que se substitui a experiência de troca por postagens de conteúdos e espaços de conversas. O Moodle é o software responsável por apoiar a aprendizagem dentro dos ambientes virtuais.

São elas: Base de Dados, Chat, Diário, Escolha, Ferramenta externa, Fórum, Glossário, Laboratório de avaliação, Lição, Pesquisa, Pesquisa de Avaliação, Questionário, SCORM/AICC, Tarefa e Wiki.

O Moodle dispõe de uma variedade de ferramentas que podem aumentar a eficácia de um curso online. É possível facilmente compartilhar materiais de estudo, montar listas de discussões, aplicar testes de avaliação e pesquisas de opinião, coletar e revisar tarefas, acessar e registrar notas, entre outras.

Primeiro, definimos um período em qual alunos podem fazer uma tentativa (respondas todas as questões da prova). Após o encerramento, ninguém pode mais começar ou entrar uma tentativa. O limite que tempo determina o tempo que o aluno tem após começar a tentativa para entregar sua tentativa.

Para cadastrar alunos no moodle o administrador deve ir na página inicial do moodle, ir nos itens: Usuários > Contas > Acrescentar Novo Usuário. Nessa tela os itens obrigatórios são login, senha, nome, sobrenome, email, estado, país.

O AVA pode ser acessado pelo endereço https://ava.cefor.ifes.edu.br/ O login (Identificação de usuário) é o seu nº de matrícula. A senha de primeiro acesso é Mud@r123 (apenas o M maiúsculo) ou clique em "Perdeu a senha?" para conseguir cadastrar uma nova senha.

O Moodle pode ser baixado diretamente do seu site principal - http://moodle.org e clicar no link download. Caso queira testar novas funcionalidades e até mesmo colaborar utilizando-o, relatando bugs ou até mesmo programando para a plataforma, aconselha-se utilizar a versão beta.

Quais os passos necessários para habilitar o acesso à Rede?

  1. a pessoa deve se cadastrar no “minhaUFMG”, procedimento efetuado de maneira automática para alunos e servidores da Universidade;
  2. a pessoa deve aceitar o Termo de Uso dos recursos de Tecnologia da Informação da UFMG;
  3. a pessoa deve configurar seu equipamento.