Como usar o alho para tratar a candidíase?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Alho. O alho é conhecido por seu efeito de fortalecimento do sistema imunológico e combate aos microrganismos causadores de doenças. No caso da candidíase, recomenda-se ingerir pelo menos 2 dentes de alho por dia, preferencialmente crus (como em saladas) para que suas propriedades sejam mais bem aproveitadas.

De acordo com a ginecologista, essa prática pode ser utilizada como tratamento auxiliar para alívio de sintomas como coceira e irritação. “É um recurso que também pode ser utilizado para tratar sintomas em crianças, já que neste público não se utiliza medicação vaginal”, destaca.

2. Comer alho cru faz bem para a saúde? Verdade. Mas a melhor forma de consumir o alho é amassado, para potencializar as propriedades do alimento.

Com componentes que ajudam a combater vírus, bactérias e fungos, o chá de alho também pode ser utilizado para complementar o tratamento medicamentoso para diferentes tipos de corrimento vaginal. Pegue dois dentes de alho picados e ferva-os em aproximadamente 200ml de água.

Como fazer? Coloque 2 litros de água para ferver e, assim que levantar fervura desligue o fogo e adicione as cascas dessa 1 cabeça de alho na água. Coe. Tome o seu banho higienizador (normal) e depois derrame o banho de cascas do pescoço para baixo.

O chá de camomila tem efeito anti-inflamatório e calmante e ajuda a diminuir sintomas da candidíase, como coceira e irritação da pele.

O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal. Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Infecções por fungos na vagina

  • Ter uma dieta equilibrada;
  • Evitar uso desnecessário de antibióticos;
  • Ter uma boa higiene íntima;
  • Evitar tecidos sintéticos na região íntima;
  • Limpar da frente para trás após a micção;
  • Lavar as mãos antes e depois de utilizar o banheiro;
  • Não sentar em banheiros públicos.

Bicarbonato de sódio contra qualquer tipo de candidíase
O bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro tanto para infecções bucais quanto para vaginais e penianas. Em ambos os casos, a solução deve ser preparada com 50 gramas do produto e um litro de água.

O extrato de alho e a D-manose são substâncias naturais que podem ser utilizadas para prevenção e tratamento de infecções do trato urinário. O extrato de alho pode ser utilizado na forma de cápsulas, com a dosagem usual de 500mg ao dia, e a D-manose em cápsulas ou em sachês, com dosagem de 500mg a 2g por dia.

O alho é um potente antibiótico natural devido às propriedades contendo enxofre. Esmagar alho e misturar com uma colher (de sopa) de mel pode assim fazer um poderoso antibiótico caseiro que não só irá tratar o resfriado comum e gripe, mas poderá curá-lo. No entanto, o alho tem que ser fresco e comido cru.

"A melhor forma de absorver e potencializar o princípio ativo do alho é consumindo-o cru. O ideal mesmo é picar alguns dentes, aguardar 10 minutos e colocá-los sobre uma couve crua picadinha ou sobre qualquer salada de sua preferência", afirma.

Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

Corrimento branco pode ser apenas uma secreção vaginal normal. Porém, na presença de ardência, coceira ou desconforto é frequentemente associada à candidíase vaginal.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Seus poderes estão tradicionalmente associados à proteção contra vampiros energéticos, espíritos obsessores, entidades de baixa vibração, além de ser excelente para combater o mal olhado e a inveja.

E para espantar o “mau olhado” ou evitar visitas indesejáveis, algumas pessoas têm o costume de colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo com água e sal grosso do lado esquerdo da entrada.

Ande com um dente de alho no bolso ou na bolsa para proteção contra vampiros psíquicos e mau olhado de forma geral. Serve para mochilas também, andar com alho de qualquer forma sempre será benéfico.