Como usar o alho para o fígado?

Perguntado por: lpacheco . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Para promover a saúde do fígado, use alho fresco em vez de alho processado, picado ou em pó. Comer 2 a 3 dentes de alho cru por dia. Você também pode tomar suplementos de alho, mas só depois de consultar o seu médico.

Uma das receitas detox mais clássicas e simples é tomar água morna com limão de manhã, ainda em jejum. O limão estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo e a desintoxicar o fígado. Também é rico em vitamina C, importante para a síntese de glutationa.

O alho possui alicina e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, reduzindo o risco de acumular gordura no fígado. Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o suco de limão e o mel. Retirar o alho e servir a seguir.

O alho possui um gosto forte, por isso, pode-se acrescentar ao preparo do chá, meia colher de chá de gengibre em pó ou 1 cm da raiz de gengibre. O gengibre pode potencializar o efeito do chá de alho, pois também ajuda a reduzir o colesterol ruim. No entanto, não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes.

No entanto, a principal solução para a esteatose hepática é a mudança no estilo de vida. Tendo hábitos alimentares saudáveis, realizando atividade física e cortando alimentos prejudiciais, como bebidas alcoólicas e comidas gordurosas, é possível recuperar o fígado desse quadro médico.

Diante disso, confira 4 dicas para ajudar a reduzir o acúmulo de gordura no fígado:

  1. Realize uma dieta hipocalórica: ...
  2. Reduza a ingestão de carboidratos: ...
  3. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas: ...
  4. Pratique exercícios físicos frequentemente:

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Plantas úteis*

  • Alcachofra (Cyanara scolymus) ...
  • Cardo-mariano (Silybum marianum) ...
  • Rábano negro (Raphanus sativus niger) ...
  • Dente-de-leão (Taraxacum officinale) ...
  • Curcuma (Curcuma longa) ...
  • Boldo (Peumus boldus)

Geralmente, a medida mais eficaz para controlar esteatose hepática é emagrecer, sendo que reduzir 7% do peso corporal já pode trazer bons resultados. Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.

Para começar, amasse os alhos e reserve. Leve a água para ferver junto com o alho amassado e o gengibre (opcional) em uma panela. Quando começar a ferver, apague o fogo, adicione o sumo de ½ limão, tampe o recipiente e reserve por 3 minutos. Depois, sirva o chá na xícara e adoce com um pouco de mel se desejar.

Dentre os alimentos que prejudicam o fígado, estão também os refrigerantes, repletos de frutose ou xarope de milho e elevado teor de carboidratos elevado, fazendo com que o risco de infecções no órgão aumente.

Alho – O alho tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a regular e melhorar a função hepática, contribuindo com o trabalho natural do fígado, além de limpar o órgão.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

O alho é rico em antioxidantes e nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico para prevenir infecções e doenças. Portanto, o consumo de alho em jejum garante boas defesas parar ter uma resposta eficaz frente a vírus, bactérias, fungos ou qualquer tipo de microrganismo que tente atacar seu corpo.

O diagnóstico da gordura no fígado pode ser feito por um hepatologista, gastroenterologista ou clínico geral, através da ultrassonografia abdominal, no entanto, exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou até mesmo a biópsia de fígado também podem mostrar o acúmulo de gordura.

Dores abdominais
Ao sentir que seu abdômen está mais pesado e dolorido, especialmente no canto superior direito, saiba que o problema pode ser a gordura no fígado. Isso porque o acúmulo de líquidos no órgão pode fazê-lo inchar, causando o que os médicos chamam de ascite, ou barriga d'água.

Batata-doce e frutas como maçã e pera liberam o açúcar mais lentamente. Isso evita picos de glicose no sangue que, em excesso, é transformada em gordura e armazenada no fígado.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

Ingerir alho cru ou em cápsulas, potencializa o efeito anticoagulante do sangue, contribuindo para a sua fluidez – algo que é extremamente benéfico, mas também pode ter um efeito prejudicial na saúde de quem o consome.