Como usar o alho para frieira?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

O tratamento caseiro pode ser feito com a aplicação de um dente de alho fresco amassado e colocado em cima da frieira. O ideal é que o alho fique pelo menos 1 hora agindo. O alho é um alimento que tem ação antifúngica.

O vinagre de maçã é outro germicida comumente utilizado em casos de frieira. Para utilizá-lo, dilua 50 ml de vinagre em 200 ml de água e aplique a solução diretamente na ferida algumas vezes ao dia.

Basta preparar uma solução com meia xícara de lysoform, duas xícaras de álcool, 1 litro de água. Coloque em um borrifador e espirre no sapato por dentro. Só use novamente este calçado quando estiver completamente seco.

O tratamento com um antifúngico tópico, ou seja, aplicado diretamente na pele, é uma forma fácil e prática de combater a frieira ou pé de atleta. Os antifúngicos atacam os principais tipos de fungos que causam a infecção, são fáceis de aplicar e penetram rápido na pele para alívio dos sintomas.

Tratamento para frieira:
Em alguns casos é feito o uso de cremes antimicóticos e dependendo da gravidade da infecção pode ocorrer outros sintomas. Se o caso for grave, o podólogo encaminha para um médico, que poderá receitar até mesmo antibióticos.

Feito isso, basta partir o alho ao meio, colocá-lo no saco de lixo, colocar junto o seu descalço, fechar o saco na altura do tornozelo e passar a esfregar o dente de alho com o , como se estivesse marinando uma carne para churrasco.

Quando o alho é picado, macerado ou esmagado, a alicina e a alinase se unem com a finalidade antimicrobiana. A alicina pode inibir tanto a germinação de esporos quanto o crescimento dos micélios. Portanto, pelas suas propriedades antifúngicas, o uso de alho parece prevenir e/ou tratar a candidíase.

Cortes, feridas ou arranhões
O alho é um excelente desinfectante e antisséptico, pois elimina as bactérias de forma radical. Nas pequenas feridas do dia-a-dia, experimente: Esfregar a ferida com um dente de alho partido em dois, deixar atuar alguns minutos e depois colocá-la debaixo de água.

Alternativas caseiras

  • Uso de óleo de melaleuca com propriedades antifúngicas. ...
  • Elaboração de um spray antifúngico natural, com óleo de alfazema e vinagre de sidra;
  • Aplicação de chá de folha de mandioca, também com um algodão, na região afetada pela micose de pele;
  • Chá de camomila, aplicado com um algodão.

O tratamento da micose no pé é feito através de pomadas antifúngicas com substâncias como cetoconazol, isoconazol e fluconazol. Normalmente, é recomendado passar a pomada nos pés entre 2 e 3 vezes ao dia, no período determinado pelo médico.

Além de manter os pés limpos e secos após o banho ou contato com água de chuva, deve-se evitar pisar em locais onde há substâncias químicas, como sabão, água sanitária e ácidos.

As frieiras podem ser classificadas em agudas, quando duram entre 12 a 24horas, crónicas se persistirem por mais tempo (sendo estas as que estão habitualmente associadas à exposição prologada ao frio).

Nos casos mais sérios, as fissuras que aparecem podem minar um líquido e a pele torna-se mais fina e dolorida no local.

Entenda o que são micoses e frieiras
A frieira é um tipo de micose que afeta principalmente a região entre os dedos das mãos e dos pés e também a virilha. A contaminação se dá pelo toque direto com a área afetada e por objetos pessoais, como meias e sapatos.

A frieira, também chamada de pé de atleta, é uma das micoses mais comuns. Nesse quadro, os fungos se espalham entre os dedos, provocando bolhas de água, coceira, descamação e rachaduras na pele.

"A melhor forma de absorver e potencializar o princípio ativo do alho é consumindo-o cru. O ideal mesmo é picar alguns dentes, aguardar 10 minutos e colocá-los sobre uma couve crua picadinha ou sobre qualquer salada de sua preferência", afirma.

Como usar o alho
Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades. O alho pode ser usado para temperar carnes, saladas, molhos e macarrão, por exemplo.

Recomenda-se curar por três a cinco dias ao sol, e posteriormente por 20 a 50 dias à sombra. É importante que durante a cura e o armazenamento por longos períodos os bulbos sejam mantidos com folhas e raízes.