Como usar o açafrão para inflamação?

Perguntado por: afelix4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico. As cebolas são ricas em componentes que podem combater a inflamação nas articulações.

Benefícios do açafrão-da-terra. A cúrcuma pode ser utilizada para a melhora na função digestiva, alívio de gases, melhora da imunidade, efeitos anti-inflamatório e cicatrizante.

O açafrão é um anti-inflamatório natural. Atua em inflamações no corpo todo e pode ajudar a reduzir quaisquer processos inflamatórios. Essa planta riquíssima pode ajudar na saúde do fígado, das articulações, pode ajudar a combater doenças inflamatórias intestinais e favorecer a saúde de todo o corpo.

O açafrão tem um grande número de compostos com ações benéficas ao organismo com ação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica.

Outro estudo descobriu que simplesmente cheirar açafrão por 20 minutos ajudou a reduzir os sintomas da TPM, como ansiedade e níveis reduzidos do hormônio do estresse cortisol.

Açafrão combate o envelhecimento: pesquisas apontam que o consumo diário da especiaria pode evitar o envelhecimento precoce e até evitar depressão e Alzheimer.

A curcumina é o princípio ativo da cúrcuma. 9g de cúrcuma equivalem a 500mg de curcumina, então para atingir uma dose terapêutica de cúrcuma deve-se tomar 1 colher de sobremesa cheia de cúrcuma ao dia (metade de manhã e metade a noite).

Para fazer o seu, basta misturar o suco de um limão e uma colher de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó e beber em seguida. Voilá, está pronto o shot de limão com açafrão. A receitinha tem também outras variações, normalmente com itens como gengibre ou própolis.

Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas. Os especialistas que ouvimos, no entanto, recomendam a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá.

A recomendação, segundo Juliana, é consumir diariamente uma colher de chá do açafrão em pó (o correspondente a 5 gramas) ou de duas a três rodelas na forma de raiz. “O potencial tóxico do alimento é baixo, mas não se recomenda mais de 10 gramas por dia.

A cúrcuma ajuda no processo inflamatório, devido a presença de curcuminóides. Porém, o açafrão da terra não possui uma grande concentração deste ativo, em torno de 5%. Adicionar a sua dieta este tempero é valido, pois irá ajudar bastante na sua saúde, mas ele sozinho não poderá te ajudar tanto.

“Por possuir carotenoides e esses compostos, o açafrão ajuda a prevenir doenças como hipertensão, diabetes e câncer. Também é muito conhecido por seu efeito antiespasmódico e expectorante, por melhorar a digestão e aliviar a dor no estômago”, complementa o nutricionista Eric Naegeli.

Faça diariamente um café anti-inflamatório. Adicione manteiga e óleo de coco a um café preto. Em seguida, coloque uma colher de Cúrcuma e algumas pitadas de pimenta-preta, misture bem e tome pela manhã.

O AAS tem ação na coagulação do sangue aumentando risco de sangramento e também aumenta risco de úlcera gástrica. A cúrcuma também apresenta influência na cascata de coagulação. Uma cápsula apresenta dose concentrada de curcuma, que quando associado ao AAS, pode aumentar sim o risco de sangramentos.

Semelhantes à pimenta, o gengibre e o açafrão possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. São bons para melhorar a circulação sanguínea por evitarem e dissolverem a formação de coágulos e outros bloqueios que podem se formar ao longo dos vasos sanguíneos.

O açafrão possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem as células do pâncreas e melhoram a produção de insulina, regulando os níveis de glicose no sangue, o que ajuda a controlar a diabetes.

Não há mistério para tomar corretamente um bom suplemento de açafrão (cúrcuma) em cápsulas da forma certa. Em geral, os fabricantes indicam o consumo de 1 a 2 cápsulas, entre 1 e 2 vezes ao dia. Geralmente, o melhor momento para tomar o suplemento é um pouco antes das principais refeições (almoço e/ou jantar).