Como usar noz-moscada para pressão alta?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Para esse problema, ferva 1/2 colher (café) de noz-moscada em pó com 1 xícara (chá) de água. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Coe, adoce a gosto e beba 1 xícara (chá) após o almoço e o jantar. Outras doenças também podem ser amenizadas com o consumo desse tempero, como reumatismo, gota e pressão alta.

De sabor quente e marcante, a noz-moscada é muito usada em sobremesas e pratos indianos, além de bebidas como vinho quente e chai. Ela também combina com refogados de legumes, purês como o de batata-doce e receitas salgadas à base de leite, como estrogonofe e molho branco.

Chá de noz-moscada tem ação detox e antioxidante
Além disso, essa especiaria tem ação detox no organismo - ou seja, ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Por conta disso, inclusive, o chá de noz-moscada é muito indicado para começar o dia.

cinco gramas

A quantidade máxima de noz-moscada que pode ser consumida sem oferecer riscos à saúde é de cinco gramas por dia.

Como fazer o Chá de Noz Moscada: ¼ de noz-moscada (meia colher de café) ralada em infusão de meio litro de água, quando a água alcançar fervura desligue.

Como chá: ferva 1 litro de água em uma panela, quando a água estiver fervendo desligue o fogo e acrescente meia colher de café de noz-moscada ralada. Tampe a panela e deixe a mistura abafada por cerca de 10 minutos. Aconselha-se o consumo de apenas uma xícara do chá de noz-moscada por dia.

Alivia cólicas e problemas de digestão
As propriedades anti-inflamatórias deste ingrediente têm um efeito calmante nos músculos e podem ajudar a aliviar a tensão abdominal.

E mais, mulheres gestantes não devem consumi-la, pois a noz-moscada tem propriedades abortivas. Portanto, a noz-moscada deve ser utilizada apenas em pitadas nos seus pratos, sejam eles salgados ou doces.

O chá de moscadeira é contraindicado para grávidas, lactantes, crianças e pessoas alérgicas à planta. Consumir noz-moscada em excesso pode causar complicações graves. Portanto, o uso de chá de noz-moscada deve ser supervisionado por um profissional da área da saúde.

Importante: Evite usar mais que duas colheres de sopa, já que noz moscada em grande quantidade pode ser alucinógeno e venenosa, mas em quantidades moderadas não tem problema.

Formas de consumo da noz-moscada
Pode ser encontrada em forma de pó, já ralada ou inteira, sendo que a opção mais indicada é ralar o ingrediente somente no momento do uso, para que assim ela possa manter suas propriedades originais, já que estes podem perder seus efeitos devido ao contato com o oxigênio.

Como consumir noz moscada? Apesar de o seu sabor ser melhor aproveitado se ralada na hora do consumo, é bem mais difícil encontrar as sementes, sendo mais popularmente comercializada a sua versão em pó, já moída.

Noz-moscada
No entanto, se consumida em grandes quantidades, a noz-moscada apresenta efeitos colaterais terríveis, como náusea, dor, falta de ar e convulsões. Embora a intoxicação alimentar raramente leve à morte, não é uma experiência agradável.

NOZ MOSCADA PO GOTA DFOGO 5G
R$ 2,69 un.

A indicação é consumir o chá de noz moscada logo pela manhã ou, em casos de insônia e ansiedade, antes de dormir. Se consumida em excesso, pode causar efeitos alucinógenos.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Por esse motivo, segue abaixo 7 opções de chás ótimos para baixar a pressão:

  • Chá Água de Alho. ...
  • Folhas de Oliveira. ...
  • Suco de Mirtilo. ...
  • Chá de Hibisco. ...
  • Chá de Mangaba. ...
  • Chá de Cavalinha. ...
  • Chá de Valeriana.

A semente que dá origem ao chá melhora a circulação sanguínea, bem como ajuda no controle da pressão arterial. Além disso, promove a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no corpo. Portanto, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Por ser rica em antioxidantes e seus efeitos anti-inflamatórios, a noz-moscada também pode ajudar a aliviar mudanças de humor e sintomas de desequilíbrio hormonal. Motivos não faltam para incluir a semente de origem oriental na alimentação.