Como usar noz moscada em grãos?

Perguntado por: aportela3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Como consumir: Seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves, e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite. Também pode ser empregada em doces e compotas de frutas.

Para haver efeito alucinógeno, são necessárias pelo menos duas colheres de chá do condimento em uma só porção, enquanto o comum é utilizá-lo em pitadas. "É impossível consumir duas colheres de chá da noz-moscada em uma porção na culinária", diz Patrícia Fontana, chef do Grande Hotel São Pedro, hotel-escola do Senac.

Importante: Evite usar mais que duas colheres de sopa, já que noz moscada em grande quantidade pode ser alucinógeno e venenosa, mas em quantidades moderadas não tem problema.

Formas de consumo da noz-moscada
Pode ser encontrada em forma de pó, já ralada ou inteira, sendo que a opção mais indicada é ralar o ingrediente somente no momento do uso, para que assim ela possa manter suas propriedades originais, já que estes podem perder seus efeitos devido ao contato com o oxigênio.

Possui ação detox e antioxidante
Com seu potencial antioxidante, a noz-moscada desempenha uma função importante na disponibilização de vitaminas A e C para o nosso corpo. Além disso, sua ação detox auxilia na eliminação de substâncias tóxicas indesejáveis em nosso organismo.

De fato, é preciso ter cuidado com a quantidade de noz-moscada na alimentação. Isso porque o consumo exagerado ou em altas quantidades do tempero pode ser tóxico para o metabolismo. Porém, em quantidades pequenas para o tempero do dia a dia, não há riscos no consumo do alimento.

Como fazer o chá de noz moscada para dormir
Tudo o que você precisa é ralar a noz-moscada e, em seguida, ferver cerca de 500 ml de água. Desligue o fogo, acrescente a noz-moscada ralada e deixe em infusão por aproximadamente cinco minutos. Coe e beba à vontade. Se quiser, pode adoçar com mel.

O chá de moscadeira é contraindicado para grávidas, lactantes, crianças e pessoas alérgicas à planta. Consumir noz-moscada em excesso pode causar complicações graves. Portanto, o uso de chá de noz-moscada deve ser supervisionado por um profissional da área da saúde.

Portanto, a noz-moscada deve ser utilizada apenas em pitadas nos seus pratos, sejam eles salgados ou doces.

Os princípios psicoativos da noz-moscada agem justamente inibindo as substâncias que degradam os neurotransmissores, de forma que o resultado é um excesso deles atuando sobre os neurônios. Na prática, a pessoa experimenta distorções na visão e uma sensação de euforia.

¼ de noz-moscada (meia colher de café) ralada em infusão de meio litro de água, quando a água alcançar fervura desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Como Beber: Tomar 1 xícara ao dia.

Mantenha a semente num pote de fechamento hermético e providencie um raladorzinho míni, que serve justamente para isso. Depois de muito exposta ao calor, a noz-moscada tende a amargar, por isso convém usar a especiaria no momento de finalização do prato.

Você sabia que a noz-moscada também se destaca por ter efeito calmante no organismo? Ao tomar uma xícara desse chá à noite, por exemplo, você deixa a mente mais relaxada (alivia problemas como dores de cabeça) e consegue driblar os sintomas da insônia, ansiedade ou estresse.

A semente que dá origem ao chá melhora a circulação sanguínea, bem como ajuda no controle da pressão arterial. Além disso, promove a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no corpo. Portanto, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Levamos o carioca para dar uma volta na França e ele voltou todo perfumado, com tomilho, alecrim e noz-moscada. A variação do arroz com feijão do dia a dia não precisa dar trabalho a mais. É só combinar legumes aromáticos, ervas e especiarias no refogado para mudar totalmente o sabor.

Modo de preparo
Limpe bem o frango inteiro, principalmente por dentro. Misture a noz moscada, o limão, o gengibre, o alho, o sal, a pimenta do reino até virar uma pasta. Passe essa pasta de temperos por todo o frango. Faça furinhos com a ponta da faca para que o tempero penetre melhor.

Evitar os seguintes alimentos:
chá mate e chá preto. doces concentrados : goiabada, marmelada, compotas, frutas cristalizadas. vinagre, molhos picantes, pickles, massa de tomate, pimenta vermelha, pimenta do reino,páprica, mostarda, molho inglês, catchup, cravo da índia, noz moscada.

A quantidade máxima de noz-moscada que pode ser consumida sem oferecer riscos à saúde é de cinco gramas por dia.

Para esse problema, ferva 1/2 colher (café) de noz-moscada em pó com 1 xícara (chá) de água. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Coe, adoce a gosto e beba 1 xícara (chá) após o almoço e o jantar. Outras doenças também podem ser amenizadas com o consumo desse tempero, como reumatismo, gota e pressão alta.

No entanto, se consumida em grandes quantidades, a noz-moscada apresenta efeitos colaterais terríveis, como náusea, dor, falta de ar e convulsões. Embora a intoxicação alimentar raramente leve à morte, não é uma experiência agradável.