Como usar nistatina líquida na boca?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

A suspensão deve ser bochechada e mantida por vários minutos (o maior tempo possível) na boca antes de ser engolida. Nos lactentes (bebês em fase de amamentação) e crianças menores deve-se colocar a metade da dose utilizada em cada lado da boca.

A nistatina (100.000 UI/mL) é o antifúngico tópico mais indicado devido sua eficácia, menor custo e menos efeito colateral, deve ser utilizado durante duas semanas, 4 vezes ao dia, aplicando-a na base da prótese e na lesão bucal, deixando o antifúngico agindo no local afetado.

Candidíase Oral
De 400.000 a 600.000 UI (4 a 6 mL), por via oral, 4 vezes ao dia; continuar por 48 horas após desaparecimento das lesões.

Nistatina ajuda a combater fungos como a candida albicans, popularmente conhecido como sapinho ou monília.

Nistatina deve ser aplicada por via intravaginal. Você não deve utilizar este medicamento para tratamento na boca, tópico (uso externo – na pele) ou em infecções oftálmicas (infecções nos olhos).

Tratamento: O objetivo do tratamento é controlar o rápido crescimento de Cândida. Os medicamentos antifúngicos tais como a nistatina, o clotrimazol, o micomazol, etc., são administrados por um período de 7 a 10 dias.

O tratamento da candidíase oral pode ser feito com bochechos e deglutição de nistatina 4 vezes por dia por pelo menos 1 semana.

Como identificar o sapinho em bebês
“É importante saber que o leite some espontaneamente depois de algum tempo. Ao se passar uma gaze na língua, ele sai facilmente” orienta o Dr. Mataruna.

O tratamento da estomatite infantil é feito a base de analgésicos que irão certamente aliviar as dores. No entanto, em casos de vírus não há mais o que fazer, pois a crise não se cura com antibióticos. Medicamentos orais e tópicos podem ser administrados para ajudar com a dor e a febre.

Bochechos ajudam a manter a boca limpa. Neste caso, é possível usar o enxaguante bucal infantil Peppa Pig, da Dentalclean, para evitar o alastramento da infecção.

Como cuidar das lesões bucais
Algumas soluções caseiras simples ajudam a reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização, como: evitar alimentos quentes, condimentados, salgados, cítricos e com alto teor de açúcar; não tocar ou apertar as feridas e bolhas; eliminar o uso tabaco e álcool.

Geralmente as assaduras das crianças regridem após 24 a 48 horas de tratamento. Mantenha o tratamento até o total desaparecimento dos sintomas.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

Geralmente, o tratamento com a nistatina pode durar de 10 a 14 dias, ou seja, não é um tratamento tão rápido. Porém, é bastante eficaz. Deve-se aplicar a pomada nistatina para candidíase uma vez ao dia. Se os sintomas não passarem depois de 14 dias, é necessário consultar o médico novamente.

Nistatina - Prati-Donaduzzi 100mui/ml, suspensão oral, frasco com conta gotas 50ml.

O sapinho na boca, também conhecido como candidíase oral, é causado por um fungo chamado Candida albicans, o mesmo que pode causar a candidíase de fralda e as infecções vaginais. A Candida albicans, que é o fungo causador, está presente no organismo de todo indivíduo e habitualmente não causa transtornos.

Um dos melhores remédios para tratar sapinho é o miconazol em gel. Este medicamento é um antifúngico seguro e com efeitos terapêuticos capazes de curar a candidíase oral.

Nistatina é um medicamento de uso tópico indicado para o tratamento assaduras em bebês, principalmente aquelas relacionadas ao atrito gerado pelas fraldas. O medicamento ainda pode ser utilizado, por crianças e adultos, no tratamento de irritações na região genital e nas nádegas.

Estomatite é o nome dado à inflamação da mucosa oral, localizada na boca. Ela é causada por dois tipos de vírus: o da herpes simples tipo 1 (mais conhecido pela sigla HSV-1), ou pelo coxsackie.

De acordo com o Dr. Raniere, a candidíase oral pode ser transmitida de forma direta. Segundo ele, “esse fungo é passado de pessoa para pessoa por meio de contatos diretos. Um exemplo bem prático é o beijo, mas o contato sexual também pode transmitir”.

Possíveis complicações do sapinho na boca
Caso não seja tratado adequadamente, ele pode se espalhar por toda a boca e mucosa da garganta da criança, desencadeando uma grande dificuldade para se alimentar, além de pequenas feridas e muito desconforto na região afetada.