Como usar Mercepton injetável?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Aplicar por via injetável, intramuscular ou endovenosa. Animais de grande porte (bovinos, equinos e muares) – 20 até 100 mL diários. Animais de médio porte (potros, bezerros, cabras) – 10 até 30 mL diários. Animais de pequeno porte (cães, leitões, gatos) – 2 até 10 mL diários.

MODE DE USAR: Administrar Mercepton por via oral direto na boca do animal, 2 a 3 vezes ao dia, nas seguintes dosagens: nos 3 primeiros meses de vida: 20 gotas. Acima de 3 meses de idade: 30 gotas. Filhotes de cães de raça grande: 30 gotas e cães de grande porte: 35 a 70 gotas.

Cães de pequeno porte gatos coelhos nos primeiros meses de vida – 20 gotas 2 a 3 vezes ao dia; depois de 03 meses de idade – 30 gotas 2 a 3 vezes ao dia. Filhotes de cães de raça grande - 30 gotas 2 a 3 vezes ao dia. Cães de raça grande adultos bezerros ovinos caprinos e suínos – 35 a 70 gotas 2 a 3 vezes ao dia.

Como aplicar injeção intramuscular em cachorro

  1. Recomenda-se perfurar a coxa, entre o quadril e o joelho.
  2. É preciso ter em mente a localização do osso para não perfurá-lo.
  3. Quando perfurar, introduza a medicação lentamente, ao longo de aproximadamente 5 segundos.

Cães de pequeno porte, gatos, coelhos, nos primeiros meses de vida – 20 gotas, 2 a 3 vezes ao dia; depois de 03 meses de idade – 30 gotas, 2 a 3 vezes ao dia. Filhotes de cães de raça grande – 30 gotas, 2 a 3 vezes ao dia.

Administrar por via oral, diretamente na boca do animal ou diluído com água ou leite ou ainda misturado ao alimento. Quando diluído ou misturado ao alimento, o medicamento deve ser ingerido imediatamente.

-Administrar por via intramuscular profunda ou intravenosa LENTA. -Tomar os cuidados de assepsia no local antes da aplicação. Precauções: -A aplicação por via intravenosa deverá ser feita lentamente.

Efeitos colaterais e contraindicações
A bula do mercepton não relata qualquer tipo de efeito colateral ou contraindicações. No caso de surgir algum sintoma ou dúvida, é aconselhado consultar o veterinário.

O Mercepton para cachorro e gato pode ser indicado para estimular a eliminação de intoxicações causadas pela ingestão de alimentos deteriorados e plantas tóxicas ou até mesmo pelo uso excessivo de medicamentos. Ele também estimula o processo digestivo dos pets.

Animais de pequeno porte (cães, leitões, gatos) – 2 até 10 mL diários. Repetir diariamente, seguindo a orientação do Médico Veterinário. Administração: Parenteral, por via subcutânea Desinfetar o local da aplicação.

Cães, gatos, coelhos e aves: Animais com até 10 Kg: 20 gotas (1 mL). Animais com mais de 10 Kg: 20 gotas (1 mL) para cada 10 Kg. As doses acima devem ser administradas 3 vezes ao dia.

Pode causar prurido (coceira), rubor (vermelhidão) facial, parestesias (formigamento, dormência, entre outros), náuseas e outros sintomas de irritação gastrintestinal.

Abate: o produto não requer período de carência.

O produto pode ser aplicado em animais de pequeno e grande porte sendo uma opção eficaz no tratamento de contaminações diversas. A fórmula de Mercepton age em defesa do organismo de bovinos caprinos ovinos suínos e até mesmo de animais domésticos como cães e gatos.

Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.

Cadelas: A aplicação deve ser feita na fase do anestro, isto é: 3º ao 5º mês após o cio ou 1º ao 3º mês após o parto. Administração por via subcutânea. Intervalo de 6 meses entre as aplicações. após o cio ou 15º ao 20º dia após o parto.

Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Dicas Petlove
Animais de pequeno porte – 1 colher de café (2 a 2,5 mL), 2 vezes ao dia. Animais de médio porte – 1 colher de sobremesa (5 mL), 2 vezes ao dia. Animais de grande porte – 1 ou 2 colheres de sopa (10 a 20 mL), 2 vezes ao dia. Repetir as aplicações até desaparecerem os sintomas.

Mercepton Oral é utilizado em cães e gatos, como estimulante do processo digestivo e da eliminação de toxinas oriundas de alimentos deteriorados, plantas tóxicas acidentalmente ingeridas.

Os remédios para diarreia canina mais comuns
Diarreia por intoxicação: é indicado o uso de Mercepton oral. Esse medicamento atua como um estimulante do processo digestivo e da eliminação de toxinas.