Como usar hortelã para espantar ratos?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Assim como o óleo de pimenta, o de hortelã também causa o mesmo efeito sobre os ratos. Basta aplicar borrifando nos locais, ou aplicando em bolinhas de algodão e deixando em locais estratégicos. Mantenha uma frequência de aplicação até que perceba que os roedores não estão mais frequentando o local.

Você pode utilizar óleo de hortelã-pimenta ou hortelã-pimenta fresca da seguinte maneira: Mergulhe bolas de algodão no óleo de hortelã-pimenta, coloque as bolas em recipientes de vidro e coloque-os sem fechar nas entradas da casa, janelas e lugares por onde você notou que os ratos entram na casa.

Como afastar ratos naturalmente
Produtos como óleo de hortelã, pimenta e cebola, liberam odor que os ratos não suportam e consequentemente se afastam do local. Mergulhe bolas de algodão no óleo de hortelã-pimenta, em seguida espalhe essas bolas em locais estratégicos onde os ratos passam, portas, janelas, etc.

Os ratos odeiam cheiros fortes nos ambientes. Por isso, uma boa saída é apostar em aromas marcantes para afastá-los de vez.

4 dicas para manter os ratos longe de casa

  1. Tenha atenção aos restos de alimentos. ...
  2. Vede bem as latas de lixo. ...
  3. Mantenha quintais e terrenos sempre limpos. ...
  4. Tape os buracos nas paredes.

- Controle biológico: gatos, cobras, lagartos, gaviões (inimigos naturais dos roedores).

Pesquisas feitas em laboratórios americanos revelaram que os roedores não gostam de sons de altas frequências e grandes intensidades. Como os animais podem ouvir estes sons, mas nós humanos não, um gerador potente de ultra-sons como o descrito neste artigo serve para afugentar roedores.

Embora muita gente não saiba, existe um ingrediente que está presente em casa e que pode ser uma ótima solução para espantar ratos. Uma forma de livrar a sua casa desses visitantes é o uso de vinagre.

Se os predadores naturais não resolvem o problema, como evitar ratos no jardim? Muita gente recorre a plantas aromáticas. Hortelã e aroeira são exemplos de repelentes de pragas. O odor característico dessas ervas afasta mosquitos e outros insetos, por exemplo.

Ao longo do dia, os ratos se escondem na toca para fugir dos predadores. O esconderijo dos roedores depende dos hábitos de cada espécie. As ratazanas são mais presentes em lixões e esgotos. Já o rato-preto gosta de armazéns, onde encontra grande quantidade de alimento estocado.

Os ratos deixam um rastro semelhante a amoníaco, que é especialmente forte em áreas mais fechadas, como armários de cozinha. O cheiro pode vir não apenas da urina, como também da decomposição dos roedores.

Confira 5 dicas essenciais para evitar que os ratos invadam a sua área

  1. 1) Limpar restos de alimento.
  2. 2) Descartar objetos sem uso.
  3. 3) Deixar acessos abertos.
  4. 4) Manter terrenos e jardins limpos.
  5. 5) Vedar o lixo adequadamente.

Os ratos costumam sair durante a noite para comer, fazem isso porque percebem um movimento menor das pessoas e assim se sentem mais seguros para vasculhar todos os cantos em busca de comida.

Os ratos não conseguem escalar paredes lisas, que tenham azulejos ou ladrilhos, por exemplo, nem superfícies como portas de vidro. O que impossibilita esses animais de fazer isso são as pequenas patas que eles têm.

Maneiras de combater os ratos
- Controle biológico: gatos, cobras, lagartos, gaviões (inimigos naturais dos roedores).

É comum encontrar esses indícios em rodapés, quinas de móveis, fiações elétricas, caixas de papelão, tecidos, potes plásticos e alimentos – especialmente frutas e cereais.