Como usar esterco fresco?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Ele não explica as quantidades, mas recomenda que se coloque o esterco de cavalo para secar ao sol "até que comece a esfarelar", quando então deve ser dividido em baldes com água e deixado curtir por uns dois ou três dias até "que a água fique com uma coloração de chá".

Saúde das plantas e do meio ambiente
Mas de jeito nenhum deve-se usar o esterco fresco. As fezes dos animais tanto dos bovinos, equinos e galinhas, contém altas concentrações de nitrogênio, portanto se usado diretamente no solo pode queimar as raízes das plantas.

CURTINDO O ESTERCO
É possível de forma fácil produzi-lo na propriedade, usando resíduos vegetais e animais disponíveis no local. Pois caso você o aplique fresco, ele pode queimar a cultura devido aos altos níveis de nitrogênio, além de conter microrganismos que podem fazer mal à sua saúde.

Shirley, o esterco fresco tem altas concentrações de nitrogênio, por isso, se for usado diretamente no solo, pode queimar as plantas.

Esterco bovino
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.

Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.

Em jardinagem, normalmente usa-se o esterco curtido, (fezes – de vaca, cavalo, galinha ou coelho), deixadas ao tempo para que o nitrogênio excessivo evapore, o calor disperse a maioria dos patógenos e as chuvas diluam um pouco da concentração.

A adubação orgânica pode ser feita com esterco curtido. O recomendado é colocar de 15 a 20 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha por metro quadrado de canteiro. O esterco deve ser bem incorporado à terra.

Ainda segundo a revisão dos mesmos autores, o valor em nutrientes de esterco bovino fresco seria: 1,5 % de nitrogênio, 1,4 % de P2O5, 1,5 % de K2O e 15 % de matéria seca. Já para micronutrientes: 7,6 mg.kg-1 de zinco, 21 mg.kg-1 de cobre, 105 mg.kg-1 de ferro e 2,3 mg.kg -1 de manganês.

Quando misturamos esterco fresco à terra observamos que ela esquenta e que as plantas não vão muito bem. Dá uma “febre na terra”, como dizem alguns agricultores. Isso acontece devido à ação dos microrganismos que estão se alimentando do esterco.

Após seis semanas, o esterco deve ter virado composto e estará pronto para uso.

Os do tipo guanos (estercos de animais – morcego, coelho, aves, etc.) podem ser misturados para se obter um substrato fértil que irá sustentar as necessidades iniciais das plantas em crescimento.

O esterco de qualquer animal pode ser utilizado como fonte de matéria orgânica para o solo, desde que esteja decomposto para utilização. Os estercos são usados principalmente no cultivo de hortaliças, para melhorar as condições físicas e biológicas do solo.

Vale a pena observar que, depois de algum tempo, o esterco adquire uma tonalidade acinzentada, quase não tem cheiro e fica seco, praticamente pronto para ser utilizado. Enquanto apresentar umidade, cheiro e tonalidade mais escura, ainda não está pronto para uso e precisa ser curtido.

R$ 30,00.