Como usar esponja de fibrina?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Aplicar Hemospon diretamente na área onde se requer a hemostasia, exercendo ligeira pressão. O produto pode ser utilizado seco ou, opcionalmente, umedecido em solução salina estéril. O período de tempo necessário para hemostasia varia de acordo com a intensidade do sangramento.

A Esponja Hemostática de Colágeno Hidrolisado serve para ser utilizada durante os procedimentos cirúrgicos odontológicos devido seu poder hemostático e cicatrizante.

Quando usar esponja hemostática? A Esponja Hemostática Hemospon é usada após procedimentos cirúrgicos odontológicos (como extração dental convencional, remoção de dentes inclusos ou impactados, remoção de cistos e tumores, biópsias etc.)

A fibrina rica em plaquetas é capaz de ser utilizado na promoção de cicatrização de feridas, regeneração óssea, como estabilizador de enxerto, atuando no fechamento de feridas e na hemostasia.

A fibrina é uma proteína que atua como uma primeira resposta sempre que seu corpo está ferido, com o fim de desempenhar um papel importante no processo de coagulação do sangue.

Modo de usar:
Aplicar Hemospon diretamente na área onde se requer a hemostasia, exercendo ligeira pressão. O produto pode ser utilizado seco ou, opcionalmente, umedecido em solução salina estéril. O período de tempo necessário para hemostasia varia de acordo com a intensidade do sangramento.

É importante manter a gaze (ou bolsa de chá) pressionada no local por pelo menos uma hora. A maioria dos problemas ocorrem porque a pessoa remove com frequência remove a gaze para ver se a hemorragia já parou. Se a hemorragia continuar por mais de algumas horas, o dentista deve ser notificado.

A grande utilidade da esponja de aço é na execução de serviços mais intensos, aqueles que demandam a retirada de gorduras ou resíduos de grande aderência a superfícies. Além disso, ela é muito eficaz em outras atividades, como, por exemplo, afiar objetos, evitar ferrugens e remover marcas.

Seguindo essa linha, a recomendação geral de fabricantes e microbiologistas é que as esponjas de cozinha devem ser trocadas no máximo entre 10 a 15 dias, porém, a prática ideal é que sejam substituídas uma vez por semana em casas em que se lava louças duas vezes ao dia, em média.

As principais vantagens desse método contraceptivo de barreira são:

  • Previne algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e complicações causadas por elas, especialmente gonococos e clamídia;
  • Previne a gravidez quando usada corretamente;

Esponja gota
A pontinha (parte de cima) é indicada para alcançar os cantos do rosto, como cantinhos dos olhos e as abas do nariz. Já a parte redonda (a inferior) serve para uma aplicação mais geral no rosto – ideal para cobrir bochechas, testa e queixo.

Gelfoam® é indicado em procedimentos cirúrgicos, como auxiliar na obtenção de hemostasia quando o controle do sangramento por ligadura ou procedimentos convencionais é ineficaz ou impraticável. O gotejamento capilar ou a hemorragia venosa podem ser controlados instantaneamente.

O curativo hemostático de emergência Axiostat pode controlar hemorragias moderadas a graves resultantes de lesões traumáticas, como acidentes.

A radioterapia hemostática é aquela realizada para coibir um sangramento que pode colocar em risco a vida do paciente. É utilizada em vários tipos de câncer que se mostram radiossensíveis, como é o caso de alguns tumores gástricos.

Feridas fibrinosas húmidas
Os tecidos fibrinosos têm de ser removidos. Estas feridas podem conter exsudados que têm de ser controlados.

A Fibrina Rica em Plaquetas ( PRF ou IPRF) é um concentrado de plaquetas e leucócitos do nosso próprio sangue, que tem por objetivo estimular a regeneração tecidual.

É muito comum, em feridas abertas, aparecer uma camada branco-amarelada que se chama fibrina. A fibrina até pode transmitir a ideia de infecção, mas na realidade ela é um processo natural de cicatrização.

Em áreas com fibrina ou necrose superficial circunscrita, o desbridamento químico pode ser suficiente para limpar a ferida e possibilitar a re-epitelização. Quando não se evidencia necrose, mas há infecção ou em regiões passíveis de contaminação, a pomada com sulfadiazina de prata costuma ser uma boa indicação9.

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.