Como usar Diprosalic solução no ouvido?

Perguntado por: apinhos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Aplique duas vezes ao dia, pela manhã e à noite (de 12h em 12h). Em alguns pacientes, o medicamento poderá ser aplicado menos vezes, de acordo com a orientação médica. A duração do tratamento também deve ser determinada pelo seu médico.

Para tratar a dermatite eczematoide auricular, os médicos dão gotas otológicas de uma solução de acetato de alumínio diluído (solução de Burow), para ser colocada no ouvido sempre que necessário para ficar confortável. Coceira e inchaço podem ser reduzidos com um creme contendo um corticosteroide (como betametasona).

Diprosalic® solução é indicado no tratamento dermatológico (local) da psoríase e da dermatite seborreica (seborreia) do couro cabeludo.

Otosporin é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

Dermatite do meato acústico é caracterizada por prurido, descamação e eritema da pele do meato auditivo externo e meato acústico. Dermatite pode ser causada pela exposição a alérgenos (dermatite de contato) ou pode ser espontânea (otite externa crônica, dermatite eczematosa auricular).

O melhor tratamento para aliviar a coceira em orelhas secas é parar de remover a cera e proteger os ouvidos em ambientes agressivos (muito quente, frio, ventanias...). Também é recomendável usar alguma solução lubrificante, como óleo mineral ou óleo de bebê para aliviar o ressecamento da orelha.

OTOSPORIN® é uma associação de um anti-inflamatório corticosteroide, a hidrocortisona, e dois antibióticos, a neomicina e a polimixina B. Enquanto a hidrocortisona trata a inflamação do conduto auditivo externo, os antibióticos controlam a infecção bacteriana eventualmente a ela associada.

O paciente se queixa de dor de ouvido, pior ao manipular o pavilhão auditivo, além de sensação de entupimento e secreção escorrendo na orelha. Porém, o mais comum e característico desse tipo de infecção é a coceira, geralmente bastante intensa.

A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença.

A dermatite seborreica, por exemplo, é uma condição semelhante à caspa do couro cabeludo. A cera é seca, escamosa e abundante. Alguns pacientes sentem uma melhora na coceira no ouvido ao diminuir a ingestão de certos alimentos agravantes como gordura, açúcar, chocolate e amido.

Dipropionato de Betametasona + Ácido Salicílico Medley 0,5mg/g + 30mg/g, caixa com 1 bisnaga com 30g de pomada de uso dermatológico.

Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): coceira, atrofia da pele, infecção da pele, inflamação da pele, pequenas dilatações dos vasos sanguíneos da pele, ardor, manchas roxas, inflamação no local da pele onde nascem os pelos.

Diprosalic possui também em sua formulação o ácido salicílico, que torna a pele mais acessível à ação da betametasona e mais receptiva à ação bacteriostática e fungicida do próprio ácido salicílico. O início da ação do medicamento é imediato.

Quanto tempo demora para a otite passar? De modo geral, a otite externa começa com leve desconforto e coceira no canal auditivo e, em poucos dias, evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais e dura cerca de sete dias.