Como usar colagenase em feridas?

Perguntado por: icoutinho7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Colagenase deve ter um contato pleno com toda a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2 mm, uma vez ao dia. Não há uma dose fixa do medicamento, uma vez que a dose a ser utilizada depende do tamanho da lesão.

A colagenase é indicada para o desbridamento de feridas, digerindo e removendo o tecido necrótico e, consequentemente, facilitando o processo de cicatrização. O tecido necrótico está fixado à superfície da ferida através de filamentos de colágeno e só pode ser removido após a digestão desses filamentos.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

Colagenase não deve ser utilizada na presença de antissépticos, metais pesados, detergentes, hexaclorofeno, sabões ou soluções ácidas (como a solução de Burow), pois a atividade da Colagenase será inibida. Tirotricina, gramicidina e tetraciclinas não devem ser utilizadas localmente com Colagenase.

Gel de silicone
Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Na maioria dos casos a ação da pomada torna-se evidente nos primeiros 6 (seis) dias de tratamento. Se não houver melhora em até 14 dias, o tratamento com Kollagenase deve ser descontinuado pelo médico.

O manejo da ferida com necrose

  1. Desbridamento cortante conservador. O desbridamento cortante pode ser realizado por profissionais da enfermagem a beira leito, sem a necessidade de um ambiente cirúrgico. ...
  2. Desbridamento autolítico. ...
  3. Desbridamento enzimático. ...
  4. Desbridamento cirúrgico. ...
  5. Desbridamento biológico (terapia larval)

Neomicina, cloranfenicol e rifocina são contra-indicados. Colagenase (IRUXOL, IRUXOL-MONO, KOLLAGENASE): tem colagenase, clostridiopeptidase-A, enzimas proteolíticas e cloranfenicol 1%, com exceção da mono que não tem atb.

A pele pode ter um aspecto pálido no início, mas rapidamente se torna vermelha ou bronze, quente ao tato e, por vezes, inchada. Depois, fica violeta, frequentemente com o desenvolvimento de grandes bolhas cheias de líquido.

A Hamamélis tem sido indicada nos casos de varizes e úlceras varicosas (feridas profundas provocadas pela má circulação sanguínea), por demonstrar benéfica atuação sobre a ativação da circulação.

Procure o médico especialista para tratar feridas que não cicatrizam da maneira adequada.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

Lave apenas com água fria e sabão. Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida. Caso o corte seja pequeno, aplique um curativo do tipo biotecnológico, para proteger a lesão e evitar que, ao retirar o curativo, o local da ferida sofra uma nova agressão.

Assim, se um corte superficial na pele demora entre 7 e 10 dias para fechar, uma incisão que chega à epiderme leva até 28 dias para cicatrizar. No entanto, se o corte chega à derme, que é a camada mais profunda da pele, o mesmo processo pode demorar até 6 meses.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

Use soro fisiológico morno. O ideal é que seja feita por um profissional com a utilização de uma pressão no leito da ferida. Além disso, não se deve usar água e sabão. Existem substâncias específicas à base de polihexanida para combater a infecção.

Kollagenase deve ter um contato pleno com toda a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2 mm, uma vez ao dia. Não há uma dose fixa do medicamento, uma vez que a dose a ser utilizada depende do tamanho da lesão.

O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3). A base de colagenase é a mais utilizada com bons resultados.

A colagenase é uma preparação liofilizada obtida a partir de filtrados purificados de culturas de Clostridium histolyticum, que contém a clostridiopeptidase A com proteases associadas como componente ativo. O cloranfenicol é um antibiótico bacteriostático de amplo espectro derivado de Streptomyces venezuelae.