Como usar bucha vegetal nas estrias?

Perguntado por: egalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Pode-se usar um esfoliante corporal ou uma bucha vegetal entre 3 e 5 minutos na região mais afetada repetindo o cuidado duas vezes na semana.

Enquanto o uso da bucha vegetal para a louça garante uma vida útil de 2 meses, sua utilização para o banho garante uma durabilidade de 5 meses! >

Há diversos tipos de tratamento para estrias que diminuem muito a aparência das marcas como o laser fracionado, carboxiterapia, radiofrequência, os infravermelhos, a luz intensa pulsada, o ácido retinoico e bioestimuladores capazes de estimular os processos regenerativos da pele, como a Loção com Beta Glucan.

O recomendado é utilizar a esponja vegetal por um período de uma semana, e depois descartar. Durante essa semana de utilização, vale sempre deixá-la exposta ao sol para secar e evitar que seja muito contaminada.

Não faz mal utilizar a bucha vegetal com moderação. É importante evitar esfregá-la na pele com muita força e sabão todos os dias, pois a proteção natural da pele pode ser perdida. A bucha vegetal é um ótimo esfoliante natural.

Esfregar o corpo com a bucha não é dermatologicamente recomendado porque essa prática força um excesso de lipídios a serem lavados junto com o sabão. Se você usa a bucha, pode reparar que, depois do banho, sua pele estará vermelha e coçando, irritada, praticamente pedindo por socorro.

Benefícios da bucha vegetal para a pele
Ela funciona como um esfoliante natural, que remove as impurezas da pele e elimina as células mortas, além de auxiliar na ativação da circulação, prevenindo o aparecimento de celulite e estria. Por sua função esfoliante, a bucha ainda ajuda a combater pelos encravados.

Bucha vegetal de banho é muito benéfica para a saúde, pois ajuda a eliminar as células epiteliais mortas, além de promover melhor circulação sanguínea e prevenir a celulite. Mas nem tudo são flores caso não exista um cuidado no seu manuseio.

O segundo motivo para não usar a bucha é que seu uso em excesso pode causar a remoção da camada de proteção da sua pele, tornando-a ressecada e mais propensa a alergia e infecções.

A técnica também ajuda quem tem foliculite e a tirar as células mortas da pele. E pra fazer a esfoliação é muito simples: você pega uma escova para o corpo (ou uma bucha vegetal) e passa gentilmente pela pele seca, antes de tomar banho. Pode passar no corpo todo sem problemas!

Como amaciar e hidratar a bucha vegetal?

  1. Retire a casca e sementes, no caso da bucha in natura;
  2. Aqueça água suficiente para submergir por completo o produto;
  3. Deixe a bucha de molho na água quente por 30 minutos;
  4. Retire e escorra;
  5. Deixar secar e ela estará pronta para o uso.

A resposta para essa pergunta é não. Não há um tratamento que seja 100% eficaz e fará com que a estria desapareça completamente. Como foi citado antes, elas são rompimentos das fibras da pele e isso não há como reparar.

Com o passar do tempo as estrias vermelhas vão perdendo a tonalidade e se tornam esbranquiçadas, isso significa que esse tipo de marca já passou por um processo de cicatrização e por isso, são mais difíceis de serem eliminadas.

As estrias podem ser combatidas com ácido retinoico, ácido glicólico e ácido l-ascórbico. Dentre estes, o ácido retinoico é a melhor opção, pois melhora a produção de colágeno, reorganizando as fibras elásticas e diminuindo o comprimento e a largura das estrias.

Um estudo de 1994 publicado no Journal of Clinical Microbiology mostrou que esse acessório de higiene tão amplamente usado – e estamos falando da bucha vegetal de cucurbitácea, não do esfregão feito de rede plástica—pode abrigar e transmitir a bactéria Pseudomonas aeruginosa, que pode causar doenças em animais.

A dica é usar ela no banho, com o seu sabonete mesmo, uma vez por semana no corpo todo. Assim, essa bucha vai tirar as células mortas, dando mais brilho pra sua pele!

Se quase não a usa, pode trocá-la a cada duas semanas. Mas, se a usa com muita frequência, o ideal é trocar ela toda semana.

A principal razão é pelo cuidado com a barreira cutânea, já que o uso de buchas/esponjas de banho pode comprometer agredindo a barreira cutânea, facilitando assim, a maior perda de água transepidérmica. Portanto, não use buchas no banho.

Você pode passar uma bucha vegetal ou um esfoliante de 3 a 4 vezes por semana para que suas axilas voltem à cor natural. Alguns desodorantes contêm uma grande quantidade de produtos químicos que irritam a pele e causam manchas.

Modo de usar: A forma de usar é em suaves movimentos circulares, firmes e contínuos, pelo corpo todo durante o banho, junto com um sabonete natural de sua preferência. Caso a sua bucha esteja um pouco dura, basta colocá-la em água quente por alguns minutos antes de utilizá-la pela primeira vez.