Como usar bórax para mofo?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

- O bórax é um produto que não emite gases tóxicos e que funciona também como desodorizador, além de ser antifúngico. Misture 2 colheres de sopa de bórax, ¼ de xícara de vinagre e 2 xícaras de água quente em um borrifador e aplique nas áreas afetadas.

A medida é 240 ml de vinagre para cada colher de sopa de bicarbonato de sódio. Misture bem e aplique a solução na parede mofada com o auxílio de um borrifador; Deixe agir por 10 minutos; Esfregue bem com uma escova e depois passe um pano úmido para remover a sujeira e, em seguida, um pano seco.

Para tirar a mancha de mofo da parede o truque é repetir o processo de limpeza do mofo até que a mancha saia por completo. Para isso, borrife a mistura de 4 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água, esfregue com uma escova de cerdas macias e vá tirando o excesso com um pano.

Conforme Barra, entre os problemas que podem causar o mofo, além da falta da impermeabilização no momento da construção, estão o excesso de umidade e a falta de ventilação do ambiente.

Antimofo caseiro com sal grosso: Passo a Passo
Coloque o pote de iogurte pequeno com o sal grosso dentro do pote de iogurte grande; Tampe o pote de iogurte com a folha de filtro de papel; Prenda a folha com um elástico; Por fim, é só colocar o recipiente montado dentro do móvel desejado.

Para evitar o mofo, o ideal é deixar a ventilação circular pelos cômodos e armários. No inverno, é normal mantermos a casa mais fechada para evitar o frio, mas é necessário deixar as janelas abertas por algumas horas do dia para que os fungos não surjam. Roupas não devem ser guardadas molhadas ou úmidas.

Além dos efeitos notáveis, como as alergias e a asma, o mofo exerce impacto sobre o sistema imunológico, provocando doenças mais graves, como sinusites fúngicas ou pneumonia fúngica, que é um quadro mais grave. Nesse último caso, o diagnóstico e o tratamento são mais complicados.

Você pode optar por um produto que serve para quase todas as situações, como o tecplus top quartzolit, que pode ser aplicado em pisos, rodapés, paredes internas, muros, jardineiras ou até piscinas.

A tinta Suvinil Família Protegida é a melhor opção. Ela elimina 99% das bactérias, protegendo as paredes internas contra mofo e fungo por até 2 anos. Outro ponto positivo da tinta Suvinil Família Protegida é que ela não possui cheiro.

Você sabe o que usar para tirar mofo do guarda-roupa? Uma das formas mais simples de limpar o fungo é usando uma mistura com metade de água limpa e metade de água sanitária. Passe o produto nas superfícies até tirar as manchas e deixe secar completamente.

Quando o esporo do mofo se espalha, ou seja, quando eles ficam soltos no ar e são inalados, é extremamente comum que o sistema imunológico da pessoa reaja com espirros, obstrução nasal, tosse, falta de ar e coceira.

A água oxigenada é um ótimo desinfetante e pode ajudar a remover o mofo das paredes. Não precisa ser diluída, basta colocar o produto em um borrifador e aplicar diretamente na parede mofada, deixando agir por cerca de 15 minutos. Esfregue a região com uma escova e remova com um pano seco.

10 – O sal grosso pode ser um ótimo desumidificador natural. Por isso, encha pequenos recipientes com ele e deixe-os espalhados pelos ambientes da sua casa. Dica extra: Depois que você se certificou que protegeu toda a sua casa, não se esqueça de cuidar de todos os tecidos expostos nela, como casacos e cobertores.

Uma ideia é borrifar vinagre de álcool branco na superfície, deixar agir e, depois, esfregar o local com uma escova. Para finalizar, seque bem o local com um pano. O mesmo processo pode ser feito com álcool também. Se o mofo está no armário, a dica do vinagre também pode ser útil.

As áreas com bolor produzem alérgenos (substâncias que podem causar uma reação alérgica), irritantes e, às vezes, substâncias tóxicas. Inalar ou tocar os esporos de bolor pode causar uma reação alérgica, como espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas; podem também causar ataques de asma.

De todos os tipos de fungos que podem surgir como resultado de problemas de humidade em casa, um dos mais prejudiciais à saúde humana é conhecido como mofo preto ou mofo preto tóxico. O fungo stachybotrys chartarum (nome científico) destaca-se como o microrganismo mais perigoso.

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.