Como usar babosa para inflamação?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

O gel de babosa pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada da pele. Ele tem propriedades antitérmicas (ajuda a baixar a febre) e anestésicas (alivia dores musculares e ósseas).

A babosa é amplamente usada em uma variedade de cosméticos, incluindo cremes e produtos de higiene pessoal. Alguns estudos em animais sugeriram que a babosa poderia ajudar na cicatrização de feridas. A babosa pode ser aplicada topicamente como um creme ou gel, ou pode ser embebida em um curativo para cobrir a ferida.

A Aloe vera é uma planta medicinal utilizada ao longo das gerações devido aos seus fins medicinais, sendo conhecida popularmente como babosa. Essa planta tem uma grande utilidade como agente cicatrizante e anti-inflamatório, além de outros inúmeros benefícios, que aumentam seu atrativo comercial.

O uso de Aloe vera atrasou de forma significativa a cicatrização de feridas cirúrgicas por segunda intenção (diferença de média de 30 dias, CI95% 7,59 – 52,41), segundo um ensaio clínico.

A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para usar no cabelo e cuidar da pele.

Se a ferida estiver muito inflamada, aplique uma compressa úmida e morna por 15 a 20 minutos várias vezes ao dia para ajudar a reduzir a inflamação e a dor. Em alguns casos, é indicado usar um medicamento tópico para tratar a inflamação, como uma pomada com corticosteroides.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

- Modo de fazer: colocar pedaços da polpa (parte interna da folha) sobre a região afetada, 3 vezes ao dia. - Modo de fazer utilizando-se o sumo: dependurar a folha fresca cortada na base, até escoar todo o sumo e usá-lo sob a forma de compressa.

* Máscara de Babosa para pele oleosa e com acneica
1 colher (sopa) de babosa (gel líquido); 3 gotas de óleo essencial de melaleuca. Misture bem os ingredientes e passe bem na pele já limpa; Deixe agir até secar e enxágue com água fria.

Modo de preparo
Retire a seiva da folha de babosa e misture com a água. Leve para ferver e acrescente o limão. Adoce a gosto.

Outro benefício da babosa na cútis é o seu poder contra picada de inseto. Aplique sobre a pele irritada para aliviar a coceira e o inchaço do local. Apesar de ser uma planta medicinal, certifique-se de que não possui alergia a ela e procure um dermatologista.

A proibição aconteceu por falta de estudos científicos que comprovem a segurança da planta, ou seja, não existe garantia de que não prejudique a saúde.

Conservando na geladeira, ela pode durar até meses, e seus nutrientes permanecem intactos. Sempre que for usar, retire a quantidade e guarde novamente o resto.

RESULTADOS: A aplicação do gel da babosa auxilia e acelera o processo, de cicatrização penetrando no tecido da pele fazendo a manutenção da umidade da ferida, estímulo da migração celular, proliferação de fibroblastos e redução do processo inflamatório, prevenindo a isquemia dérmica e preservando a circulação.

A Aloe vera, uma espécie de planta suculenta, popularmente conhecida como Babosa, usada para fins medicinais e estéticos, é notadamente conhecida pelo seu potencial cicatrizante.

Já dormir com a babosa no rosto não é indicado pelos dermatologistas. Pois, apesar de ser raro, o excesso de tempo de contato do gel pode provocar irritações de pele e olhos.

Mas não há motivos para extrapolar; em apenas 20 minutos, a babosa já é capaz de nutrir e hidratar bem a sua pele e você não precisa pecar pelo excesso.

Essa resposta depende e varia muito conforme a sua cútis e o seu objetivo com o uso do gel. Se você deseja somente hidratação, pode passar um pouco de babosa diariamente. Porém, caso você use outros produtos na pele do rosto, a dica é alternar. Assim, aplique o creme anti-rugas uma vez por semana.