Como usar alecrim no quarto?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O alecrim no quarto pode ter um efeito tranquilizante, se você é muito agitado na hora de dormir, essa erva pode ser um excelente aliado. Basta plantar o alecrim em vaso e deixá-lo em um local bem iluminado, mas ele não gosta da luz direta do sol.

Em um balde de água limpa, acrescente um chá forte de alecrim ou umas gotas de óleo essencial de lavanda. Se quiser pode colocar ainda uma colher de mel ou açúcar o que você tiver disponível. Agora volte passando um pano umedecido com essa água aromática da porta de entrada para o último comodo do local.

Modo de Preparo

  1. Coloque a água para ferver com o sal grosso.
  2. Depois de desligar o fogo, coloque o ramo de alecrim e tampe para abafar por 3 minutos.
  3. Após o banho de higiene, despeje o banho de alecrim do pescoço para baixo.
  4. Deixe o corpo secar naturalmente.

As pessoas mais vividas costumam colocar um raminho de alecrim dentro da fronha do travesseiro para estimular o sono e evitar pesadelos. O óleo essencial de alecrim é um excelente aromatizador de ambientes, trazendo em sua fragrância elegância e frescor.

Atrai felicidade e harmonia
Esta planta é capaz de afastar infelicidade, maus pensamentos e negativismo. Portanto, o efeito direto disso será a atração de felicidade e harmonia para o local desejado.

Alecrim. Além de um delicioso tempero, o alecrim também é uma ótima opção para afastar as energias negativas da casa. Essa erva é um poderoso estimulante mental, que traz vitalidade e proteção para o lar, família e trabalho. Cultive em local bem iluminado, como janelas ou varandas.

Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o Menino Jesus, as flores do caminho iam-se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu-se, lamentando não poder agradar o Menino.

Depois de macerar o alecrim em álcool, obtém-se uma solução que costuma ser usada de forma tópica para tratar problemas de pele ou circulatórios e reduzir as dores musculares. Além disso, possui uma elevada atividade antioxidante que o torna ainda mais benéfico para o organismo.

É recomendado que você pingue na fronha de baixo do seu travesseiro 3 a 4 gotas do óleo essencial de lavanda. A inalação por esse meio também favorece uma noite de sono ainda melhor.

Fitoterapia: 6 plantas que podem ajudar a dormir bem

  • Kava-kava. De acordo com a nova revisão científica, a Piper methysticum só manda pra longe a insônia deflagrada por estresse crônico. ...
  • Lavanda. ...
  • Erva-de-são-joão. ...
  • Valeriana. ...
  • Passiflora. ...
  • Camomila.

Para começar, dobre o alecrim em formato circular, amarre a linha na emenda do ramo e feche a sua coroa. Enquanto monta as coroas, reze e peça a proteção de Deus e da espiritualidade, peça que sua casa, corpo físico e espiritual sejam blindados de todo o mal e que sua casa seja um refúgio de paz, amor e muita harmonia.

Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.

O Alecrim é uma planta para ter dentro de casa multiuso: você pode usá-la para decorar sua cozinha e para preparar alimentos! Alecrim fresco é um ótimo incremento para os seus pratos, principalmente cortes de porco.

Preparo - Por infusão: ferver 1 xícara de água, desligar o fogo e adicionar 1a 2 colheres de sopa de folhas de alecrim fresco. Deixar em infusão por 10 a 15 minutos, coar e tomar de uma a três xícaras ao dia ou fazer gargarejo de duas a três vezes por dia. Benefícios: anti-inflamatório, antioxidante, antimicrobiano.

COMO UTILIZAR O ALECRIM DESIDRATADO:
Você pode retirar as folhinhas ou colocar um ou mais ramos inteiros na assadeira junto com as carnes ou adicionar nas decorações também!

A erva pode ser ingerida in natura, como tempero, em pó ou ser usada na forma de óleo. Combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.

Aroma: Estimula a concentração e a memória. Revigorante, reduz o cansaço físico, o esgotamento mental, o desânimo e a letargia. Alegra e renova o ambiente.

Diz a lenda que a Virgem Maria, fugindo de soldados de Herodes, pendurou a sua capa num arbusto de alecrim uma noite. Pela manhã as flores brancas tinham-se tornado azuis sob a sua capa. A partir de então, a erva tornou-se conhecida como "Rosa de Maria".