Como usar albendazol para Oxiúrus?

Perguntado por: tmoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O tratamento da oxiuríase é simples e deve ser feito preferencialmente em todas as pessoas que moram na mesma casa. As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são: Albendazol, 10 mg/kg em dose única, até o máximo de 400 mg. Repete-se a dose em duas semanas.

DROGADOSEOBSERVAÇÃO
Pamoato de pirvínio700mg (10mg/kg)Repetir após 14 dias
Mebendazol100mgRepetir após 14 dias; quando há outras parasitoses associadas, usar o dobro da dose
Albendazol400mg (10mg/kg)Repetir após 14 dias

O tratamento é com mebendazol, pamoato de pirantel ou albendazol.

As larvas podem ter de 2 a 13 milímetros de comprimento quando adultas, sendo que o macho é sempre maior que a fêmea. Após a reprodução das larvas, o macho é eliminado nas fezes. Já as fêmeas migram para a região perianal e morrem logo após colocarem os ovos. Todo o ciclo do oxiúros dura aproximadamente 40 dias.

Não tome mais do que o médico receitou. É melhor ingerir albendazol na mesma hora todos os dias. Se você não apresentar melhora após três semanas, fale com seu médico. Um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.

Resultados de Eficácia
No tratamento contra Necator americanus a erradicação foi de 75%. A dose única diária utilizada por três dias consecutivos teve eficácia de 86% no tratamento da teníase e de 62% na estrongiloidíase.

Adultos e crianças (maiores de 2 anos): Dose usual: 1 comprimido de 400 mg ou 2 comprimidos de 200 mg, em dose única. Nos casos de infecção confirmada ou suspeitada por Strongyloides stercoralis e Taenia spp, albendazol 400 mg, como dose única deve ser administrado por três dias consecutivos.

Paciente com menos de 60 kg: 15 mg/kg/dia, divididos em duas doses (dose máxima diária de 800 mg) por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica. Paciente com 60 kg ou mais: 400 mg 2 vezes por dia por 8 a 30 dias, de acordo com orientação médica.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Não vale a pena tomar remédio sem necessidade
Mesmo que haja a recomendação de tomar remédio para vermes uma vez por ano, isso não justifica a automedicação. Afinal, como qualquer outro medicamento, os vermífugos podem oferecer efeitos colaterais perigosos, incluindo reações alérgicas graves.

As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são:

  1. Albendazol, 10 mg/kg em dose única, até o máximo de 400 mg. Repete-se a dose em duas semanas.
  2. Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia*, durante 3 dias consecutivos. Repete-se a dose em duas semanas.
  3. Pamoato de pirantel, 10 mg/kg, dose única, até o máximo de 1000 mg.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Posologia: Os comprimidos podem ser engolidos com água ou mastigados. Não há necessidade de procedimentos especiais, tais como dieta ou uso de agentes purgantes. Algumas pessoas, particularmente as crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros.

Sem tratamento, estes vermes podem também causar vaginite (inflamação da vagina) em meninas e mulheres adultas. Estes parasitas podem ser vistos nas fezes ou na região anal, e têm a aparência de um verme de cerca de 1 cm de comprimento.